Os modelos Volkswagen Gol GTi 2.0 e Volkswagen Gol GTS 1.8 durante os anos 1990, ganharam o que a montadora sempre ficou devendo para o seu público, um acabamento digno dos carros de ponta do mercado nacional.
Até a primeira metade da década de 1980, os modelos da montadora alemã primavam pela qualidade da mecânica, força e robustez, mas com acabamentos bem abaixo da média nacional.
O Volkswagen Gol Gti 2000 1993, além do ótimo desempenho, ganhou um lindo acabamento interno e externo, digno de um esportivo nacional de ponta, além de um conjunto de cores da carroceria de muito bom gosto.
Em 1993 a versão GTi 2.0 havia perdido 5 cv, o motivo eram as novas regras antipoluentes, adaptação de filtros mais eficientes e catalizadores, mesmo assim com 120 cv ainda era valente e muito eficiente tanto na estrada quanto na cidade.
Mas o que mais chamava a atenção o giro do motor em altas rotações bastante estável para um compacto, mesmo acima de 160 km/h o motor passava pouca vibração para a carroceria e se mantinha estável sem oscilações de velocidade.