CARAVAN 1975

lançamento do SW da Chevrolet

 Imagens Pastore Car Collection

Dominado pelo compacto VW Variant e o médio Ford Belina, o Chevrolet Caravan 1975 chegou para disputar uma fatia do prospero mercado de peruas, mas também abriu um novo leque, para um público fã de modelos de grande porte.

 Imagens Pastore Car Collection

Embalado pelo sucesso do Chevrolet Opala, a Caravan foi um carro muito bem projetado, logo de cara ganhou a simpatia do mercado, com os mesmos atributos dos irmãos cupê e sedã 4 portas, a perua Opala como era chamado por muitos na década de 1970, acabou se tornando o principal concorrente de modelo médio da Ford.

 Imagens Pastore Car Collection

Na segunda metade da década de 1970 a classe operária do escalão intermediário da sociedade brasileira, conhecida na época como a classe média, gerentes de redes de lojas, operários e metalúrgicos com nível técnico ou superior, profissionais liberais bem sucedidos, como advogados e dentista, eram o principal público do Ford Belina e da família Opala 4 cilindros, consequentemente o SW da família Opala se tornou uma ótima opção de comprar.

 Imagens Pastore Car Collection

O motor Chevrolet 2.5 de 4 cilindros, código 151, entregava bons 98 CV de força, chegando a 150 Km/h reais de velocidade final, era a SW nacional de melhor equilíbrio entre força e consumo.

 Imagens Pastore Car Collection

DESEMPENHO

Frente com faróis redondos de lentes boleadas, embutidos com recuo em uma moldura de alumínio. Grade de ar de plástico com frisos na horizontal e a gravata Chevrolet ao centro. Rodas de aço tradicionais família Chevrolet, com lindas calotas cromadas, com um fino friso preto.

 Imagens Pastore Car Collection

ACABAMENTO EXTERNO

Painel em vinil e fundo de aço, na cor preto, com mostradores básicos em escala circular + relógio analógico. Volante de plástico injetado, de dois raios. Alavanca de mudança de marchas na coluna de direção. Rádio AM/FM – opcional.

 Imagens Pastore Car Collection

ACABAMENTO INTERNO

De 0 a 100 – 15,6 Segundos; Velocidade máxima 150 km/h; Consumo na Cidade 8 km/l – Estrada 11 km/l; Autonomia – Cidade 672 km – Estrada 924 km.

 Imagens Pastore Car Collection

CONSUMO E VELOCIDADE