Configuração: VW Voyage; versão: LS 1.6; porte: Carros pequenos compacto; cor: Cinza; Ano: 1983. Posicionamento no mercado: Carros antigos.
No ano de 1983, o VW Voyage, foi o 2º carro mais emplacado no Brasil, com 69.330 unidades vendidas, em todas as suas versões e configurações.
As versões disponíveis no mesmo ano eram: Voyage S; Voyage LS; Voyage GLS.
O ano de 1983, foi marcado pela entressafra de motores, do VW Voyage e Volkswagen Parati. Os motores BR 1.5 começava a sair de cena, mas ainda existiam unidades disponíveis nas concessionários até o final do primeiro semestre.
No mesmo ano, as unidades equipadas com os novos motores, BD- 270 1.6, já estava em exposição nas concessionárias. A versão GLS em 1983 era a única equipada exclusivamente como o motor MD – 270 1.6.
Mudanças em itens de acabamento no segundo semestre de 1983, o sedã compacto da Volkswagen ganha itens de acabamento semelhantes aos do irmão VW Parati.
Em 1983 o Volkswagen Voyage LS e S ganham o novo motor 1.6 MD-270, mais elástico, mais rápido e mais confiável, que seu antecessor o motor VW BR 1.5.
Mas no primeiro semestre do mesmo ano o acabamento não mudou em relação ao ano de 1982. A versão LS passou a ser equipada de série com pneus mais largos e rodas de aço da linha Passat, as mesmas que já equipavam o irmão VW Parati, antes só oferecidas como opcional.
Outras mudanças foram as logomarcas, na tampa traseira do porta-malas, “Volkswagen e Voyge LS” antes eram menores e o item “LS” era em vermelho, o novo modelo passava a ser maior e cromado.
Desempenho
Com uma boa estrutura, o Voyage era um projeto bom de curvas de alta mesmo com pista molhada.
Motor elástico e mais resistente em relação a seu antecessor, de fácil manutenção, com um câmbio elástico de 4 marchas, muito ágil na cidade e em retomadas.
Mas na estrada deixava um pouco a desejar, o carro após 90 km/h começava a pedir a quinta marcha, que não existia, e passava uma leve vibração desconfortável para dentro do carro, mas mesmo assim chegava fácil a 140 km/h, com uma velocidade máxima que era próxima de 160 Km/h.
Ficha Técnica
- Motor Volkswagen MD-270 1.6.
- Carburador.
- Direção simples.
- Câmbio manual 4 marchas.
- Freios a disco a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras.
- Peso 891 kg.
- Potência 81 cv de força.
- De 0 a 100 – 14 Segundos.
- Velocidade máxima 155 km/h.
- Consumo Cidade 8,6 km/l Estrada 12,0 km/l.
- Porta malas 382 Litros.
- Carga útil 380 kg.
- Tanque de combustível 55 Litros.
- Preço atualizado aproximado. R$ 118.923,00.
- Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
Imagens reginaldodecampinas.com.br