O Ultimo ano da geração Gol Quadrado, um carburado valente, rápido e extremamente confiável, considerado um dos carros nacionais mais robusto das décadas de 1980 e 1990.
Ele chegou ao mercado em 1984, batizado como Gol GT 1.8, câmbio 4 marchas e motor MD-280 1.8, em 1985 ganhou o câmbio 5 marchas e o motor AP 1.8, foi o primeiro esportivo da geração Gol Quadrado.
Em 1987 com as mudanças na nomenclatura das versões da linha BX, foi rebatizado de GTS 1.8, a versão Gol GTS 1.8S 1994, marcou o auge da geração carburada.
Mesmo utilizando catalizador no sistema de escape, para atender as novas leis antipoluente da década de 1990, ele entregava um desempenho no mínimo respeitável, indo de 0 a 100 em 11,3 segundos.
O motivo que levou o Gol GTS 1.8 ter sido descontinuado, não foi a chegada da nova geração do Gol Bola, muito menos queda nas vendas.
Mas as exigências e prazos governamentais, para a extinção do sistemas de alimentação carburado, para os anos seguintes, levaram a montadora aqui no Brasil, a antecipar o fim do esportivo GTS, que poderia ter tido mais um ou dois anos de vida, como Gol GTS 1.8S Bola.
Desempenho
O conjunto motor e câmbio VW faziam um combinação perfeita, elástico na cidade e muito bom de estrada;
A confiabilidade também era um dos pontos fortes do GTS, de mecânica simples e descomplicada, o preço da manutenção se tornava bem mais acessível que as versões injetadas;
O câmbio, de relações elásticas e robusto, era de engates muito precisos e macios;
A carroceria Gol quadrado, ainda era considerada moderna para a época, aliada a uma suspensão mais rígida, o carro era muito eficiente em curvas de alta mesmo com piso molhado, em retas, em velocidades acima de 160 km/h se mantinha estável sem balançar;
Outra grande qualidade do Gol GTS 1.8s 1994 que as revistas automotivas da época sempre frisavam, era a incrível capacidade de frenagem, mesmo em altas velocidades em freadas repentinas o carro se comportava muito bem, parando em um curto espaço de tempo, sem travamento desnecessário do sistema, “lembrando que o modelo não usava sistemas ABS”.
Ficha Técnica
- Carroceria hatch;
- Compacto;
- Duas portas;
- Motor VW AP 1800S – primeira geração;
- Cilindros 4 em linha;
- Tuchos mecânicos;
- Tração dianteira;
- Combustível Gasolina;
- Alimentação Carburador;
- Direção Simples;
- Câmbio manual de 5 marchas;
- Freios a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras;
- Peso 978 kg;
- Potência 97 cv;
- Torque máximo 14,7 kgfm a 3600 rpm
- Aceleração De 0 a 100 – oficialmente 11,3 Segundos;
- Velocidade máxima 167 km/h;
- Consumo Cidade 9,2 km/l Estrada 13,5 km/l;
- Porta malas 146 Litros;
- Carga útil 390 kg,
- Tanque de combustível 47 Litros.