Lançada em 1977, a segunda geração da Variant foi um produto exclusivamente brasileiro. Durou apenas três anos no mercado, mas ficou marcado como o mais evoluído derivado do Fusca, principalmente no que se refere aos aspectos técnicos.
A começar pela suspensão dianteira, que utilizava o moderno sistema McPherson, substituindo o tradicional corpo de eixo duplo com com feixes de lâmina de torção e braços arrastados superpostos, adotado em toda a linha VW a ar.
Na traseira, mantiveram-se as barras de torção, mas a geometria mudou totalmente. Nossa Variant II está em excelente estado de preservação e seu interior marrom está simplesmente maravilhoso.
O modelo entregava muito espaço, com dois porta malas, o do capô dianteiro e o traseiro, a configuração com motor boxer possibilitava os modelos Volkswagen refrigerados a ar a terem mais espaço para bagagens, a nova suspensão bem mais moderna derivada do VW Passat dava mais conforto e segurança a segunda geração da família Variant.
Outro fator que contava a favor era o famoso motor plano ou horizontal, que dava um nível de ruído interno mais tolerável, em comparação com o Volkswagen Fusca e Kombi. Mesmo com tantos atributos o projeto vendeu poucas unidades. Mesmo posicionado como um perua média, o preço era de um SW compacto.
Seu principal concorrente o Ford Belina, tinha uma estrutura bem mais moderna, entregava mais segurança e conforto. Mas o prego no caixão do Variantão, foi a chegada em 1980 dos compactos Fiat Panorama e Chevrolet Marajó, plataformas mais modernas, confortáveis e na mesma faixa de preço do SW médio Volkswagen.
Ficha Técnica
Carroceria – SW; Porte – Médio; Portas – 2; Motor – Volkswagen Boxer 1600; Cilindros – 4 opostos horizontalmente; Válvulas por cilindro – 2; Posição – Longitudinal; Combustível – Gasolina; Potência – 67 cv; Peso Torque – 80,8 kg/kgfm.
Cilindrada – 1584 cm³; Torque máximo – 12 kgfm a 3200 rpm; Potência Máxima – 4600 rpm; Tração – Traseira; Alimentação – Carburador; Direção – Simples; Câmbio – Manual de 4 velocidades com alavanca no assoalho; Embreagem – Monodisco a seco.
Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso – 896 kg; Suspensão dianteira – Independente, McPherson – Mola hilicoidal; Suspensão traseira – Independente, braço semi-arrastado – Barra de torção.
Comprimento – 4326 mm; Distância entre-eixos – 2495 mm; Largura – 1630 mm; Altura – 1430 mm; Aceleração de 0 a 100 – 19,2 Segundos; Velocidade máxima – 138 km/h; Consumo: Cidade 10 km/l – Estrada 13 km/l; Autonomia: Cidade 500 km – Estrada 650 km. Porta malas – 412 Litros; Carga útil – 500 kg; Tanque de combustível – 50 Litros.
Galeria de Fotos – Imagens lartbr.com.br
O classificado do Motor Tudo, é 100% gratuito, não existe cobrança de valores para os anúncios nem comissão de vendas. Mas apenas fazemos anúncios de lojistas e colecionadores com cnpj.