Volkswagen Type 181 1976 um utilitário que nasceu no embalo dos Fuscas modificados. Durante a década de 1960, nos Estados Unidos, México e alguns países da Europa, transformar o Fusca em um jipe o famoso Baja, havia virado uma tendência e a montadora de olho em um novo nicho de mercado não perdeu tempo.
Outro fator foi o desenvolvimento por parte dos governos inglês e francês de veículos utilitários para uso militar. A Volkswagen de olho no mercado civil e militar, desenvolve o Volkswagen Type 181 Kurierwagen, nos Estados Unidos ficou conhecido popularmente como “Coisa”, e o nome oficial no México era Safari.
O projeto foi desenvolvido sobre a plataforma do Volkswagen Fusca, com um chassi mais reforçado, painel e mostradores da irmã Karmann Ghia, transmissão e eixos do VW Kombi. O Volkswagen Type 181, na prática foi um upgrade bastante significativo do Kübelwagen, um veículo militar utilizado pelo alemães durante a segunda guerra mundial, também montado sobre a plataforma do Fusca.
A produção do Type 181 durou entre 1969 e 1980 para o público civil, e até 1983 para uso militar. Tanto no México como nos principais países da Europa o jipe Volkswagen era utilizado para serviços na zona rural e principalmente em regiões deserticas como o deserto mexicano de Chihuahua.
Já nos Estados Unidos tinha o uso recreativo, para competições amadoras em pistas de chão batido em circuitos ovais e mistos, e para aventuras em dunas. Por ser um veículo resistente e com um longo tempo de vida útil, muitas unidades das décadas de 1960, 1970 e 1980 ainda sobrevivem.
Hoje fazem parte de acervos de colecionadores, nos Estados Unidos e nos principais países da Europa, ocupam dois diferentes nichos de colecionáveis. Colecionadores de artigos militares, e entusiastas amantes dos Volkswagen refrigerados a ar. Já no Brasil são raríssimas as unidades ainda existentes, e que atraem colecionadores mais excêntrico, o preço no mercado de carros antigos fica na casa dos R$ 180.000,00.
Ficha Técnica – Volkswagen Type 181 Kurierwagen – Ano 1976
Carroceria – VW Jipe; Porte – Médio; Portas – 2; Motor – Volkswagen Boxer 1600; Cilindros – 4 opostos na horizontalmente; Válvulas por cilindro – 2; Posição – Longitudinal; Combustível – Gasolina.
Potência – 65 cv; Peso Torque – 68,7 kg/kgfm; Cilindrada – 1584 cm³; Torque máximo – 11,7 kgfm a 3200 rpm; Potência Máxima – 4600 rpm; Tração – Traseira; Alimentação – Carburador; Direção – Simples; Câmbio – Manual de 4 velocidades com alavanca no assoalho.
Embreagem – Monodisco a seco; Freios – Freio a tambor nas 4 rodas; Peso – 900 kg; Suspensão dianteira – Independente, braços arrastados – Barra de torção; Suspensão traseira – Independente semi-eixo oscilante – Barra de torção.
Comprimento – N/D mm; Distância entre-eixos – 2400 mm; Largura – N/D mm; Altura – N/D mm; Aceleração de 0 a 100 – 18,3 Segundos; Velocidade máxima – 138 km/h; Consumo: Cidade 5,9 km/l – Estrada 9,8 km/l.
Autonomia: Cidade 242 km – Estrada 402 km; Porta malas – N/D Litros; Carga útil – Não informado; Tanque de combustível – 41 Litros; Valor atualizado Aproximado – Não informado; Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos.