Configuração: Volkswagen Santana – Versão 2.0 Mi – Ano 2005 – Cor prata.
Mesmo com um ótimo desempenho, ainda conseguia ser relativamente econômico para um modelo como motor 2.0 e pesando mais de uma tonelada, fazendo bons 13,5 km/l na estrada.
Os itens de série de conforto também eram interessantes, ar – condicionado, direção hidráulica, travamento central de portas + trio elétrico, sem contar que em 2005 era o caro nacional de médio porte de luxo mais barato.
Mesmo oferecendo tantas vantagens, o Santana 2.0, tinha um número de unidades emplacadas bastante modestos, ofuscados pelos modernos e badalados, Jetta e Bora, sem contar os modelos de outra montadoras.
As vendas do Volkswagen Santana contavam com fãs ainda remanescentes das décadas de 1980 e o público CNPJ e profissionais liberais como taxistas que ainda viam uma ótima relação custo benefício no quase trintão da Volkswagen.
Desempenho
O motor AP estava no auge de sua tecnologia aqui no Brasil, entregando muita potência, confiabilidade e uma manutenção relativamente barata, em comparação aos concorrentes importados e os nacionais recém lançados;
Na cidade o Santana 2.0 2005, não deixava a desejar, era muito ágil, mesmo com 5 adultos, ainda entregava um bom fôlego.
Na estrada era seguro e eficiente em ultrapassagens e retomadas, em altas rotações o motor se mantinha estável e com um torque suave.
O câmbio, era um show parte, com engastes precisos, macios e com relações curtas, dando um ar todo esportivo nas trocas de marchas.
Em curvas de alta era estável, mesmo com piso molhado.
O ponto negativo continuava sendo a suspensão dianteira, com muita potência qualquer aceleração a mais no arranque, ele cantava pneus com facilidade.
Ficha Técnica
- Carroceria sedã; Porte Médio; 4 portas; Motor AP 2.0 Segunda geração; Cilindros 4 em linha.
- Posição Longitudinal; Tuchos Hidráulicos; Tração dianteira; Combustível Gasolina; Injeção multiponto.
- Direção Hidráulica; Câmbio manual de 5 marchas; Embreagem monodisco a seco.
- Freios a disco ventilado nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras.
- Peso 1095 kg; Potência 114 cv; Potência Máxima 5250 rpm; Aceleração De 0 a 100 – 10,3 Segundos.
- Velocidade máxima 186 km/h; Consumo na Cidade 9,1 km/l – Estrada 13,5 km/l.
- Porta malas 413 Litros; Carga útil Não informado; Tanque de combustível 72 Litros.
- Preço atualizado Aproximado – R$ 177.957,00. Preço atualizado aproximado, se refere apenas a uma estimativa, de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
Fotos – Interclassicos Niterói