Configuração: Volkswagen Golf – Versão GTI MK3 – Ano 1995 – Cor Azul Violeta.
Configuração: Volkswagen Golf – Versão GTI MK3 – Ano 1995 – Cor Azul Violeta.
O sonho de consumo dos fãs da montadora alemã, havia desembarcado no Brasil um ano antes, mas a ponta da tabela dos esportivos mais vendidos, só foi alcançada em 1995, o Golf também ficou entre os 10 mais emplacados no geral no mesmo ano.
No ano de 1995 o Volkswagen Golf em todas as suas versões e configurações, foi o 6º carro mais vendido em solo brasileiro, com 45.822 unidades emplacadas.
Com um acabamento interno impecável, digno de um hatch de médio porte europeu, inicialmente foi importado do México, e se tornou o esportivo mais procurado nas concessionárias.
Não era o esportivo nacional mais rápido, porém era um dos mais equilibrados, a estrutura do MK3, era uma das mais modernas e eficientes do mundo.
Mas o que realmente fez o hatch de médio porte da montadora alemã disparar nas vendas, foram suas linhas externas, com cara e jeito de Volkswagen europeu.
Já no mercado dos colecionáveis, o Volkswagen Golf até 2020 figurava em uma posição bastante tímida, sem atrair muito a atenção de colecionadores, acabou sendo pouco valorizado. Mas hoje a procura vem crescendo, e o valor de compra e revenda também.
Desempenho
Estabilidade – O modelo em todas as versões, entregava muito equilíbrio, o conjunto do proejto, dava ao carro muita segurança e conforto.
Motor – Utilizando o motor VW EA827 de 116 cv a gasolina, era robusto e muito confiável. Mas os custos das manutenções preventivas e corretivas, eram bastante salgados.
Câmbio – O câmbio manual de 5 velocidades, era de relações elásticas e engates precisos dando ao carro um ar mais esportivo.
Retomadas e ultrapassagens – Com um motor elástico com muito fôlego, que respondia muito bem ao pedal do acelerador, era seguro e confiável.
Consumo – Para um motor 2.0 com injeção multiponto, fazer 10,3 km/l na cidade, era uma grande virtude para a época.
Ficha Técnica
- Carroceria – Volkswagen Hatch; Porte – Médio; Portas – 2; Motor – EA827 2.0; Cilindros – 4 em linha.
- Válvulas por cilindro – 2; Posição – Transversal; Combustível – Gasolina; Potência – 116 cv; Peso Torque – 64,5 kg/kgfm.
- Cilindrada – 1984 cm³; Torque máximo – 17,3 kgfm a 2400 rpm; Potência Máxima – 5200 rpm.
- Tração – Dianteira; Alimentação – Injeção Multiponto; Direção – Hidráulica; Câmbio – Manual de 5 velocidades com alavanca no assoalho.
- Embreagem – Monodisco a seco; Freios – Freio a disco ventilado nas rodas dianteiras e disco sólido nas rodas traseiras.
- Peso – 1115 kg; Suspensão dianteira – Independente, McPherson – Mola helicoidal; Suspensão traseira – Eixo de torção – Mola helicoidal.
- Comprimento – 4074 mm; Distância entre-eixos – 2475 mm; Largura – 1694 mm.
- Altura – 1422 mm; Aceleração de 0 a 100 – 11 Segundos; Velocidade máxima – 186 km/h.
- Consumo: Cidade 10,3 km/l – Estrada 15,3 km/l; Autonomia: Cidade 567 km – Estrada 842 km.
- Porta malas – 330 Litros; Carga útil – 480 kg; Tanque de combustível – 55 Litros.
- Preço atualizado Aproximado – R$ 220.990,00. Preço atualizado aproximado, se refere apenas a uma estimativa, de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
Fotos – Classic Car Br