fbpx
Pular para o conteúdo

Versões do Voyage em 1987 ganha facelift no visual externo e novas configurações

Versões do Voyage
Compartilhe

Versões do Voyage em 1987, ganham facelift no visual externo e novas configurações. Não foi apenas as nomenclaturas que foram alteradas, o sedan compacto ganha duas novas versões, e uma das versões básicas passa a ser equipada de série com o câmbio 5 marchas.

Anúncio

Entre os anos de 1985 e 1986, a versão de entrada era o VW Voyage S, equipado com o câmbio 4 marchas, e a versão intermediária LS com câmbio 4 marchas de série e opcional para o câmbio 5 marchas. A versão GLS que havia sido produzida em série até 1983, passou a ser oferecida apenas sob encomenda em 1984, e entre os anos de 1985 e 1986 foi descontinuada.

Existem hoje VW Voyage 1985 e 1986 na versão GLS, mas foram raríssimas unidades, solicitadas por proprietários na época. Onde as concessionárias solicitavam todos os opcionais da versão LS, como rodas de liga – leve e conta giros, colocavam o logo GLS e a montadora emitia a nota fiscal Voyage GLS.

Outro detalhe a ser esclarecido, é sobre o ar condicionado que aparecia no manual de instrução do Voyage quadrado entre os anos de 1983 e 1986. A montadora para economizar com a impressão dos livretos, mudava apenas a capa, mesmo assim em raras situações. No restante o conteúdo era o mesmo para todas as versões, S, LS e GLS. Mas se o Voyage entre 1981 e 1986 não era equipado com ar condicionado, por quê aparecia no manual de instruções?

A resposta está nos exemplares exportados para alguns países da América do Sul. Que recebiam exatamente o mesmo Voyage, mas com opcional de ar condicionado, por aqui sem ar condicionado, apenas o equipamento aparecia no manual do proprietário para os brasileiros. Algumas unidades tipo exportação do ano de 1983 chegaram a rodar no Brasil, com bancos com tecido semelhante ao do Volkswagen Santana e com ar condicionado.

Voltando a falar das versões do Voyage em 1987, o modelo teve suas versões reposicionadas e ganhou duas novas versões. A versão de entrada “S”, passa a ser CL e agora com câmbio 5 marchas de série e reposicionada como primeira opção intermediária. Já a versão LS passa a ser GL e principal versão intermediária.

O Voyage Super 1.8 de 1986 é descontinuado, em seu lugar a montadora ressuscita a versão GLS, que passa a figurar no topo do catálogo como um esportivo esporte fino. Mas o mais curioso ficou por conta da nova versão de entrada o Voyage “C”, equipado com o motor AP 1.6 com opção única de câmbio 4 marchas, Pneus 155, bancos em vinil de terceira linha, sem encosto de cabeça e painel apenas com os mostradores de combustível e velocímetro, sem o indicador de temperatura do motor.

A nova versão de entrada era direcionada para vendas em massa direto da fábrica e para taxistas, as vendas do Voyage “C”, foi um verdadeiro fracasso, sendo que irmão, o Gol “C” acabou sendo o preferido dos frotistas.

Versões do Voyage

Ficha Técnica – Versões do Voyage – Voyage CL – Ano 1987

Carroceria – VW Sedã; Porte – Compacto; Portas – 2; Motor – AP 1.6; Cilindros – 4 em linha; Válvulas por cilindro – 2; Posição – Longitudinal; Combustível – Álcool; Potência – 90 cv; Peso Torque – 66,2 kg/kgfm.

Cilindrada – 1596 cm³; Torque máximo – 13,6 kgfm a 2600 rpm; Potência Máxima – 5600 rpm; Tração – Dianteira; Alimentação –  Carburador; Direção – Simples; Câmbio – Manual de 5 marchas com alavanca no assoalho.

Embreagem – Monodisco a seco; Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso – 910 kg; Suspensão dianteira – Independente, McPherson – Mola helicoidal; Suspensão traseira – Eixo torção – Mola helicoidal.

Comprimento – 4072 mm; Distância entre-eixos – 2358 mm; Largura – 1601 mm; Altura – 1349 mm; Aceleração de 0 a 100 – 11 Segundos; Velocidade máxima – 167 km/h; Consumo: Cidade 7,5 km/l – Estrada 11 km/l.

Autonomia: Cidade 413 km – Estrada 605 km; Porta malas – 382 Litros; Carga útil 350 kg – ; Tanque de combustível – 55 Litros; Valor atualizado Aproximado – R$ 118.900,00; Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.

O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos.

Versões do Voyage
Versões do Voyage

Carros antigos

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos