Versailles Ford 1991 o elegante produto da Autolatina. O Volkswagen Santana em trajes de Ford Del Rey, uma combinação perfeita, o elegante acabamento Ford com a eficiente plataforma Volkswagen.
O nome Versailles já havia sido utilizado pela Ford em 1954, em um sedã na França, produzido por uma de suas subsidiárias. Com a parceria FordWagen a Autolatina, a troca de tecnologias entre as montadoras, resultou em um interessante projeto.
O Volkswagen Santana, recebe o acabamento da família Ford, e popularmente ficou conhecido como Santana em trajes de Del Rey. Utilizando os eficientes motores Volkswagen AP 1.8, AP 1.8i, AP 2.0 e AP 2.0i. Uniu a beleza e a qualidade dos produtos Ford, a eficiência e robustez dos projetos Volkswagen.
A versão top de linha Ghia, sem dúvida se tornou a mais elegante e glamourosa, as rodas de liga leve eram oferecidas em um exclusivo desenho para a versão Ghia. Outro acessório que deixava o carro mais atraente, era o acabamento em acrílico da lanterna traseira que envolvia a Placa de Identificação Veicular.
O modelo criou uma grande controvérsia entre os fãs da montadora Ford, com o Ford Del Rey sendo descontinuado em 1991, seu sucessor natural seria o Ford Verona, que era um modelo de médio porte e um projeto com DNA 100% Ford.
Já o Versailles Ford, era um produto com DNA Volkswagen, que levava apenas o acabamento Ford, no restante toda a plataforma e o conjunto propulsor era um Volkswagen Santana. Mas o que vale é a vontade do povo, e o Versailles acabou popularmente se tornando o sucessor direto do Ford Del Rey.
Em uma breve comparação com o irmão Volkswagen Santana, ambos tinham basicamente o mesmo peso e desempenho. Mas o Versailles, entregava mais elegância, conforto e um número maior de equipamentos. Mas como nada é de graça, o preço o modelo da Ford era em média 15% mais caro que o irmão bastardo Volkswagen Santana.
O projeto do Ford Versailles foi tão bem sucedido, que o SW Volkswagen Santana Quantum, também ganhou roupa nova, e se transformou no Ford Royale, passou a ser um Santana Quantum com roupa de Del Rey Belina Scala.
Ficha Técnica – Versailles Ford – Versão Ghia – Ano 1991
Carroceria – Ford Sedã; Porte – Médio; Portas – 2; Motor – AP 2.0i; Cilindros – 4 em linha; Posição – Longitudinal; Peso Torque – 70,5 kg/kgfm; Tração – Dianteira; Combustível – Gasolina; Alimentação – Injeção Multiponto.
Direção – Hidráulica; Câmbio – Automático, alavanca no assoalho; Embreagem – Conversor de torque; Freios – Freio a disco ventilado nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso – 1240 kg; Comprimento – 4572 mm.
Largura – 1686 mm; Distância entre-eixos – 2548 mm; Altura – 1417 mm; Potência – 112 cv; Cilindrada – 1984 cm³; Torque máximo – 17,6 kgfm a 3000 rpm; Potência Máxima – 5600 RPM; Aceleração de 0 a 100 – 10,7 Segundos; Velocidade máxima – 185 km/h.
Consumo: Cidade 8,7 km/l – Estrada 12,9 km/l; Autonomia: Cidade 626 km – Estrada 929 km; Porta malas – 363 Litros; Carga útil – 440 kg; Tanque de combustível – 72 Litros; Valor atualizado Aproximado – R$ 242.990,00; Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos.