No ano de 1978, o Volkswagen Passat em todas as suas versões e configurações, foi o terceiro carro nacional mais vendido, emplacando 89.619 unidades.
No ano de lançamento, usava uma faixa lateral na altura da linha da cintura, com inclinação de 45º para o alto no painel traseiro, com o logo “TS”, entre os anos de 1977 e 1978, a faixa passou para a parte inferior da lateral, ainda com o logo TS.
O Passat antigo foi um dos raríssimos modelos na história da indústria automobilística nacional que foi lançado praticamente simultaneamente com a Europa, isso explica o grande sucesso da versão esportiva Passat TS ou Touring Sport.
Modelo oferecia conta-giros e opcional para ar-condicionado, alcançava velocidade final real de 160 km/h e aceleração de 0 a 100 em 13,1 segundos.
E ainda fazia 9 km/l na cidade, números bastante interessantes, principalmente no auge da crise do petróleo, e ainda utilizava o carburador Solex de corpo duplo de fabricação alemã, que deixava o carro bem mais esperto, sem exagerar no consumo.
Mas com o bom desempenho e o grande sucesso em vendas, vem o preço salgado, uma unidade zero km, não saía por menos de R$ 185.000,00, em valores atualizados.
Desempenho
Estabilidade – O conjunto do projeto, era o mais atualizado da época, deixando o carro extremamente estável, tanto em curvas de alta, como em retas em velocidades acima de 150 km/h, mesmo com piso molhado.
Motor – Utilizando o motor VW BS 1.6 de 84 cv líquidos 96 brutos, a Gasolina, era robusto, rápido e de manutenção descomplicada.
Câmbio – O câmbio manual de 4 velocidades, era de relações bastante elástica dando ao carro um ar mais esportivo, os engates eram precisos e macios, mesmo em trocas rápidas ainda se mantinha eficiente.
Retomadas e ultrapassagens – Com um motor elástico com muito fôlego que respondia muito bem ao pedal do acelerador, era seguro e confiável.
Consumo – Para um motor 1.6 a gasolina, fazer 9 km/l na cidade era uma grande virtude, para um esportivo de porte médio com motor 1.6.
Ficha Técnica
- Carroceria – Sedã;
- Porte – Médio;
- Portas – 2;
- Motor – BS 1.6;
- Cilindros – 4 em linha;
- Posição – Longitudinal;
- Combustível – Gasolina;
- Potência – 96 cv;
- Peso Torque – 68,33 kg/kgfm;
- Cilindrada – 1588 cm³;
- Torque máximo – 13,2 kgfm a 3600 rpm;
- Potência Máxima – 6100 rpm;
- Tração – Dianteira;
- Alimentação – Carburador Solex de corpo duplo de fabricação alemã;
- Direção – Simples;
- Câmbio – Manual de 4 velocidades com alavanca no assoalho;
- Embreagem – Monodisco a seco;
- Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras;
- Peso – 902 kg;
- Suspensão dianteira – Independente, McPherson – Mola helicoidal;
- Suspensão traseira – Eixo torção – Mola helicoidal;
- Comprimento – 4206 mm;
- Distância entre-eixos – 2470 mm;
- Largura – 1600 mm;
- Altura – 1355 mm;
- Aceleração de 0 a 100 – 13,1 Segundos;
- Velocidade máxima – 160 km/h;
- Consumo: Cidade 9 km/l – Estrada 12 km/l;
- Autonomia: Cidade 405 km – Estrada 540 km;
- Porta malas – 362 Litros;
- Carga útil – Não informado;
- Tanque de combustível – 45 Litros;
- Valor atualizado Aproximado – R$ 185.000,00;
- Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
Imagens – thegarage.com.br