Configuração: Chevrolet Opala – Versão SS 6 cilindros – Carroceria cupê – Ano 1978 – Cor branco.
A família Opala, no ano de 1978 foi o 8º carro nacional mais vendido, emplacando em todas as suas versões e configurações 44.628 unidades.
Mesmo em meio as versões esportivas de médio porte, que passaram a serem as preferidas durante a crise do petróleo, como o eficiente Passat TS e o Corcel GT.
E os poderosos Ford Maverick e Dodge Charger R/T, como seus principais concorrentes no mundo dos esportivos de grande porte, mas o modelo Chevrolet, tinha um motor menor, de 6 cilindros, uma carroceria mais leve, pesando em média 200 kg a menos que seus concorrentes V8.
Mas não era apenas o desempenho que chamava a atenção, o visual esportivo, com cores fortes, como o vermelho com faixas pretas, dando um ar mais agressivo para essa fera, além do acabamento interno único deixavam o Opalão entre os mais sonhados do mercado.
Desempenho
O motor Chevrolet 4.1 Cód 250S, ainda estava em sua primeira geração, mas já havia recebido ao menos dois upgrades significativos durante a década de 1970, dando ao carro bons 171 cv de força, e confiabilidade no tempo de vida útil.
O câmbio manual de 4 marchas, tinha relações elásticas ótimo para um esportivo de grande porte, além de ser muito eficiente, macio e de engates precisos.
A distribuição de peso de todo o conjunto, carroceria, chassis e suspensão dava ao carro um bom equilíbrio, mesmo em altas velocidades;
O consumo de combustível em relação a seus concorrentes Dodge Dart e Ford Maverick, era o melhor, conseguia fazer em média 6 km/l na cidade.
Ficha Técnica
Carroceria Coupé; Porte Grande; 2 portas; Motor 4.1 250s; Cilindros 6 em linha; posição – Longitudinal.
Tração Traseira; Combustível Gasolina; Alimentação Carburador; Direção Simples; Câmbio manual de 4 marchas, com alavanca no assoalho.
Embreagem monodisco a seco; Freios a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso 1172 kg; Potência 171 cv.
Torque máximo 32,5 kgfm a 2600 rpm; Potência Máxima 4800 rpm.
Aceleração de 0 a 100 – 11,7 Segundos; Velocidade máxima 190 km/h.
Consumo na Cidade 6 km/l – Estrada 8 km/l; Autonomia: Cidade 390 KM – Estrada 520 Km.
Porta malas 376 Litros; Carga útil 420 kg; Tanque de combustível 91 Litros.
Preço atualizado aproximado R$ 527.721,00. Preço atualizado aproximado, se refere apenas a uma estimativa, de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
Fotos – RR Autos Antigos