Opala Gran Luxo 2.5 1971 o segundo carro nacional mais vendido naquele ano, foram 54.212 unidades emplacadas, ficando atrás apenas do Volkswagen sedan o Fusca. O ano de 1971, foi bastante agitado para o mercado dos modelos de médio e grande porte.
Ainda sem a crise do petróleo batendo em nossa porta, os modelos com motores V8 e 6 cilindros estavam com vendas e alta mesmo sendo modelos de alto custo apenas ao alcance de classe alta.
Mesmo com as vendas dos compactos Volkswagen dominando algo próximo de 70% do mercado de carros zero km, as montadoras iam de vento em popa com as vendas dos veículos de grande porte.
Sobre o exemplar da nossa matéria: Não é preciso escrever muito sobre esse carro, basta saber que só existem 20 unidades dessa em todo o mundo! Se era um carro raro na época de sua fabricação, imagina 52 anos depois.
Seus detalhes mostram que o nome não foi em vão. As flores de lis como referência de seu refinamento estão presentes em várias partes do carro. Raridade em perfeito estado de conservação, este vale a pena um passeio em Teresópolis e a oportunidade de ver de perto, afinal de contas não é apenas um carro de coleção, ele é um colecionador de troféus e medalhas, inclusive de Águas de Lindóia.
Durante a década de 1970 o Chevrolet Opala, tanto na carroceria cupê quanto sedan, passou a oferecer a melhor relação custo benefício entre os veículos de luxo produzidos em solo brasileiro. As vendas em grandes lotes direto da fábrica dispararam para setores públicos. E passou a ser o carro dentro do segmento mais vendido direto nas concessionárias.
Ficha Técnica
Carroceria – Chevrolet Sedã; Porte – Grande; Portas – 4; Motor – 2500 cód 153; Cilindros – 4 em linha; Posição – Longitudinal; Peso Torque – 61,1 kg/kgfm; Tração – Traseira; Combustível – Gasolina; Alimentação – Carburador.
Direção – Simples – Opcional para hidráulica; Câmbio – Manual de 3 velocidades, alavanca na coluna de direção; Embreagem – Monodisco a seco; Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso – 1100 kg.
Comprimento – 4580 mm; Distância entre-eixos – 2667 mm; Largura – 1758 mm; Altura – 1384 mm; Potência – 80 cv; Cilindrada – 2509 cm³; Torque máximo – 18 kgfm a 3000 rpm; Potência Máxima – 4400 rpm.
Aceleração de 0 a 100 – 20 Segundos; Velocidade máxima – 140 km/h; Consumo: Cidade 7 km/l – Estrada 9 km/l; Autonomia: Cidade 378 km – Estrada 486 km; Porta malas – 430 Litros; Carga útil – Não informado; Tanque de combustível – 54 Litros.
Galeria de Fotos – Imagens escuderiacoqueiro.com.br
O classificado do Motor Tudo, é 100% gratuito, não existe cobrança de valores para os anúncios nem comissão de vendas. Mas apenas fazemos anúncios de lojistas e colecionadores com cnpj.