Configuração: Chevrolet Opala – Versão de Luxo cupê 6 cilindros – Ano 1978, modelo 1979 – Cor Marrom.
No ano de 1979 o Chevrolet Opala foi o 8º carro mais vendido do Brasil, emplacou em todas as suas versões e configurações 41.216 unidades.
No final da década de 1970, se você tinha dinheiro para comprar um carro acima dos padrões nacional, ele tinha um nome, Opala 4.1 1979, força, agilidade, confiança, durabilidade, muito luxo e conforto, em um só carro, definitivamente era uma modelo para poucos.
Em 1979 o opala se despedia das lentes redondas, faróis e lanternas arredondados, sendo assim a montadora Chevrolet não poupou esforços.
Colocando no mercado algumas unidades com opcionais e equipamentos de série, para os fãs que na época podiam desembolsar uma boa quantia, e ter na garagem de casa uma verdadeira nave.
Equipado com o motor 4100, era forte e rápido, mantendo o melhor equilíbrio entre os modelos de grande porte da época, a relação potência e consumo era a melhor do mercado, entre os carros de grande porte.
Desempenho
O motor Chevrolet era confiável, rápido e mantinha uma média de consumo bastante razoável, ideal para viagens de longas distâncias, exigindo pouca manutenção; O torque do motor era suave, principalmente em altas rotações.
O motor 4.1 de 6 cilindros no final da década de 1970, conseguia uma boa relação entre força e consumo, desafio que as concorrentes com grandes motores não conseguiram.
Na estrada era um verdadeiro navegador silencioso, atingia a incrível velocidade final de 190 km/h.
Em curvas de alta, era sempre bom o motorista ficar atendo, mesmo sendo um modelo equilibrado para a época, utilizava uma suspensão muito macia e uma direção hidráulica pouco precisa.
O ponto negativo ficava para a ponta de eixo e longarinas, que em 1978 ainda assombrava com quebras repentinas.
Ficha Técnica
- Carroceria Cupê; Porte grande; Duas portas; Motor Chevrolet 4.1; Cilindros 6 em linha; Posição Longitudinal.
- Tração traseira; Combustível gasolina; Alimentação Carburador; Direção Hidráulica; Câmbio manual de 4 marchas.
- Freios disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso 1172 kg; Potência 171 cv.
- Aceleração De 0 a 100 – 11,7 Segundos; Velocidade máxima 190 km/h.
- Consumo Cidade 6 km/l Estrada 8 km/l; Porta malas 430 Litros; Carga útil Não informado; Tanque de combustível 65 Litros.
- Preço atualizado aproximado – R$ 435.900,00; Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
Fotos – Interclassicos Niterói