No ano de 1979, o Chevrolet Opala, em todas as suas versões e configurações, foi o 8º carro mais vendido do Brasil, emplacando 41.216 unidades.
A versão Comodoro vinha de fábrica equipado com tudo que um nacional poderia ter. Ar-condicionado, direção hidráulica, força, agilidade. Um carro acima da média para os padrões da década de 1970.
A unidade da matéria, recebeu um pequeno processo de customização no visual, e no motor. Mas nada que afaste muito o veículo de seu estado original.
A montadora americana não poupou esforços e criatividade para desenvolver o seu modelo top de linha no final da década. O Chevrolet Opala Comodoro cupê 4.1, além de ser o carro de grande porte mais equilibrado do Brasil, vinha com um visual impecável.
1979 foi um ano marcado pela epidemia dos modelos compactos e de médio porte, Fusca, Chevette, Passat, Corcel e Fiat 147, entre os gigantes. O único modelo de grande porte que ainda conseguia se manter no topo da tabela dos mais vendidos era o Chevrolet Opala.
Já no mercado a 11 anos, o modelo já havia conquistado o público, os serviços de manutenção e reposição de peças haviam se tronado com o preço menos salgado, então a relação custo benefício se tornou uma das melhores do mercado dentro do segmento.
Desempenho
O motor 4.1 de 6 cilindros no final da década de 1970, conseguia uma boa relação entre força e consumo, desafio que as concorrentes com grandes motores V8 não conseguiram.
Na estrada era um verdadeiro navegador silencioso, alcançava a incrível velocidade final de 190 km/h.
Em curvas de alta, era sempre bom o motorista ficar atendo, mesmo sendo um modelo equilibrado para a época, utilizava uma suspensão muito macia e uma direção hidráulica pouco precisa.
O ponto negativo ficava para a ponta de eixo, que em 1979 ainda assombrava com quebras repentinas, após 3 anos de uso.
Ficha Técnica
- Carroceria Cupê.
- Porte grande.
- Duas portas.
- Motor Chevrolet 4.1.
- Cilindros 6 em linha.
- Longitudinal.
- Tração traseira.
- Combustível gasolina.
- Carburador.
- Direção Hidráulica.
- Câmbio manual de 4 marchas.
- Freios disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras.
- Peso 1172 kg.
- Potência 171 cv.
- De 0 a 100 – 11,7 Segundos.
- Velocidade máxima 190 km/h.
- Consumo Cidade 6 km/l Estrada 8 km/l.
- Porta malas 430 Litros.
- Carga útil Não informado.
- Tanque de combustível 65 Litros.
- Preço atualizado aproximado – R$ 605.900,00.
- Valor atualizado aproximado, se refere apenas a uma estimativa, de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
Imagens – interclassicos.com.br