fbpx
Pular para o conteúdo

Monza 82 ficha técnica, preço, desempenho e consumo

Monza 82 ficha técnica, preço, desempenho e consumo
Compartilhe

Configuração – Carroceria hatch, motor 1.6, duas portas.

Anúncio

Chevrolet Monza 1982 lançamento do médio que mudou o mercado nacional. Um hatchback de 3 portas que teve suas primeiras unidades produzidas em abril de 1982, chegou as concessionárias no mesmo mês e causou logo de cara, um grande frisson no público brasileiro.

O projeto Opel Ascona, rebatizado por aqui de Chevrolet Monza, trouxe o projeto completo da Alemanha, toda a estrutura “monobloco” e o conjunto propulsor, motor e câmbio. Apenas o sistema de alimentação nas versões top de linha que permaneceu o bom e velho carburador, na Europa as principais versões do modelo já andavam com injeção eletrônica.

O Chevrolet Monza 1982 desde seu lançamento, ainda com o motor 1.6 com câmbio manual de 4 marchas, se tornou o carro em solo brasileiro com o mais baixo e confortável nível de ruido interno externo e se manteve assim até 1989, antes da chegada dos importados. A suspensão foi outro ponto positivo do modelo.

Desempenho

Estabilidade –  O conjunto do projeto, dava ao carro uma boa estabilidade, mas a carroceria hatch da família Monza, sofria do chamado efeito flutuante, é quando existe uma má distribuição de peso, e o carro tende a sair de traseira em curvas de alta, e em em retas em altas velocidades. O mesmo acontecia com o Fiat Prêmio, Ford Escort e na década de 1990 Fia Tempra.

Motor –  Utilizando o motor Chevrolet 1.6 a gasolina, era confiável, rápido e com o nível de ruído interno e externo mais baixo do mercado.

Câmbio –  O câmbio manual de 4 velocidades, tinha engates macios e precisos, mesmo em trocas mais rápidas de marcha se mantinha eficiente.

Retomadas e ultrapassagens – Utilizando um motor 1.6 que respondia muito bem ao pedal do acelerador, era seguro e eficiente em ultrapassagens, mas com 5 adultos e porta malas cheio perdia fôlego.

Consumo –  Para um modelo médio que pesava 1035 kg, com motor a gasolina, fazer 8,4 km/l na cidade estava dentro do esperado.

Ficha Técnica

Carroceria – GM HATCH; Porte – Médio; Portas – 2; Motor –  Chevrolet Família II 1.6; Cilindros – 4 em linha; Válvulas por cilindro – 2; Posição – Transversal; Combustível – Gasolina; Potência – 75 cv; Peso Torque – 83,5 kg/kgfm.

Cilindrada – 1596 cm³; Torque máximo – 12,4 kgfm a 3000 rpm; Potência Máxima – 5600 rpm; Tração – Dianteira; Alimentação – CARBURADOR; Direção – simples; Câmbio – Manual de 4 velocidades com alavanca no assoalho; Embreagem – Monodisco a seco.

Freios – Freio a disco ventilado nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso – 1035 kg; Suspensão dianteira – Independente, McPherson – Mola helicoidal; Suspensão traseira – Eixo de torção – Mola helicoidal.

Comprimento – 4242 mm; Distância entre-eixos – 2574 mm; Largura – 1668 mm; Altura – 1348 mm; Aceleração de 0 a 100 – 16,2 Segundos; Velocidade máxima – 150 km/h; Consumo: Cidade 8,4 km/l – Estrada 14,4 km/l. Autonomia: Cidade 512 km – Estrada 878 km; Porta malas – 448 Litros; Carga útil – Não informado; Tanque de combustível – 61 Litros.

Preço atualizado Aproximado – R$ 185.995,00. O Preço atualizado aproximado, se refere apenas a uma estimativa, de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.

Ficha Técnica carros
Ficha Técnica carros

Carros antigos

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos