Kombi 2014 a unidade que fez parte da última fornada do dia 1º da janeiro 2014: A velha senhora como ficou carinhosamente conhecida, finalizou sua produção em massa nos últimos meses de 2013.
Em 2013 o VW Kombi emplacou 25.221 unidades e foi o 36º veículo mais emplacado entre os nacionais e importados. No ano anterior em 2012 a velha senhora havia emplacado impressionantes 56.934 unidades.
Números muito significativo para um utilitário com uma plataforma tão desatualizada para os padrões da época, e muito próximo de ser descontinuado. No dia 1º de janeiro de 2014, feriado mundial, a marca no Brasil se mobilizou e tira as últimas unidades da linha de montagem, com ano e modelo 2014.
O exemplar da nossa matéria o VW Kombi 2014, fez parte da última fornada de 1º de janeiro. 10 anos depois rodou apenas 570 km, e ainda se mantém como zero km, impressiona pelo estado de conservação e originalidade.
A grande questão para a montadora em descontinuar seu utilitário, não foi apenas a antiga plataforma que estava bem desatualizada, sem condições de receber novos equipamentos de segurança exigidos pela legislação, como airbags.
Galeria de Fotos 1 – Imagens brunelliveiculosantigos.com.br
A Volkswagen vinha enfrentando enormes dificuldades desde o final da década de 1990, em comercializar em países latinos utilitários de médio porte, furgão e lotação, em virtude do domínio do mercado das marcas asiáticas com seus utilitários a Diesel de baixo custo.
A montadora chegou a fazer alguns testes no Brasil, entre o final da década de 1990 e início dos anos 2000, importando o VW Caravelle, um utilitário muito eficiente mas de alto custo. Com uma relação custo benefício bem distante de outros utilitários como o Kia Besta.
Sem sucesso com o VW Caravelle, arriscar lançar uma plataforma mais moderna e atualizada do VW Kombi, não era uma boa ideia para a Volkswagen na ocasião, correria um sério risco de naufragar em virtude do custo mais elevado que a nova geração teria.
Desempenho
O novo motor VW EA111 1.4, dava ao Kombi 2014, um torque mais suave, e robusto, era o fim da vibração interna que os motores refrigerados a ar ocasionavam na carroceria.
O modelo também já vinha sendo equipado desde 2006 com novo câmbio 4 marchas, mais preciso e macio.
O conjunto carroceria, chassi e suspensão pouco mudou desde a década de 1980, com um desempenho a altura de um utilitário nacional.
Galeria de Fotos 2 – Imagens brunelliveiculosantigos.com.br
Acabamento Externo
Frene com faróis redondos de lentes planas, embutidos em uma moldura na cor da carroceria; Setas dianteiras posicionadas abaixo do para – brisa; Frente com grade de radiador na cor preto.
Para – choques em lâmina de aço carbono na cor prata; Retrovisor satélite com ajuste manual; Maçanetas na cor grafite; Rodas e calotas de aço na cor cinza, tradicionais família VW Kombi; Lanternas traseira tricolor, tradicionais família kombi.
Galeria de Fotos 3 – Imagens brunelliveiculosantigos.com.br
Acabamento Interno e Instrumentos
Painel com mostradores em escala circular, com mostradores básicos. Volante de dois raios espumado; bancos em courvin com estampas tradicionais do modelo.
O revestimento interno das laterais, portas e porta-malas em vinil preto; O assoalho e o porta-malas emborrachados, tradicionais kombi.
Galeria de Fotos 4 – Imagens brunelliveiculosantigos.com.br
Ficha Técnica – Kombi 2014
Carroceria – Van; Porte – Médio; Portas – 4; Motor – EA111; Cilindros – 4 em linha; Posição – Longitudinal; Combustível – Flex; Potência – 80 cv (A) 78 cv (G).
Peso Torque – 102,1 kg/kgfm; Cilindrada – 1390 cm³; Torque máximo – 12,7 kgfm (A) 12,5 (G) a 3500 rpm.
Potência Máxima – 4800 rpm; Tração – Traseira; Alimentação – Injeção Multiponto; Direção – Simples; Câmbio – Manual de 4 velocidades com alavanca no assoalho.
Embreagem – Monodisco a seco; Freios – Disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras.
Peso – 1297 kg; Suspensão dianteira – Independente, braço arrastado – Barra de torção; Suspensão traseira – Independente, braço semi-arrastado – Barra de torção; Comprimento – 4505 mm; Distância entre-eixos – 2400 mm; Largura – 1720 mm.
Altura – 2040 mm; Aceleração de 0 a 100 – 16,1 Segundos; Velocidade máxima – 130 km/h; Consumo: Cidade 5,7 km/l (A) 8,4 km/l (G) – Estrada 6,1 km/l (A) 9 km/l (G).
Autonomia: Cidade 257 km (A) 378 km (G) – Estrada 275 km (A) 405 km (G); Porta malas – 806 Litros; Carga útil – 980 kg; Tanque de combustível – 45 Litros.
Motor Tudo somos todos um só, o maior e melhor conteúdo de carros clássicos e carros japoneses do Brasil. Notícias, Fichas Técnica, fotos e novidades do mercado.