Gol quadrado 1982 da o primeiro salto em vendas e ganha a primeira série especial: Foram aproximadamente 60% a mais de unidades emplacadas que no ano anterior, a marca não realizou nenhum upgrade ou facelift no modelo.
Mas o Gol quadrado passa a ser oferecido exclusivamente de série em todas as suas versões com o motor Boxer 1600 refrigerado a ar, nas configurações a álcool e gasolina.
A grande notícia para o ano, foi o lançamento da série especial VW Gol copa, que ajudou o modelo a alavancar as vendas, foram 53.154 unidades emplacadas. E pela primeira vez faz parte do top 5 dos carros nacionais mais vendidos.
A nova série especial era a carroceria do Gol LS, mas com um acabamento diferenciado: Painel com conta-giros, volante do Passat TS, acabamento de bancos e portas com estampas exclusivas em tom cinza azulado, manopla da alavanca do câmbio em formato de bola de futebol, farol de neblina, para-choques na cor da carroceria, rodas de liga leve e logo COPA no vidro traseiro.
O Gol quadrado 1982, começou a ser cogitado em alguns jornais e revistas automotivas da época sobre a implantação do motor BR .15 refrigerado a água, o mesmo que equipava o VW Passat e o recém chegado irmão Voyage.
Galeria de Fotos 1 – Imagens Brunelli veículos antigos
Mas a marca não poderia se arriscar em uma briga no quintal de casa com o seu novo sedan três volumes, sendo que o mesmo já em seu segundo ano de produção, havia emplacado impressionantes 63.622 unidades, números respeitáveis para um compacto tão caro como foi o Voyage quadrado.
Desempenho
Estabilidade – O conjunto monobloco, era um dos mais eficientes do mercado, moderno e seguro.
Motor – O motor Volkswagen Boxer 1600, era de manutenção descomplicada e de baixo custo, mas muito apático para um carro tão moderno. Câmbio – O câmbio 4 marchas era eficiente, mas barulhento, principalmente no engate da ré.
Retomadas e ultrapassagens – Atendia as expectativas para um compacto popular da década de 1980, mas com 4 adultos e porta-malas cheio, perdia o fôlego. Consumo – Para um motor 1600 a gasolina de um modelo compacto, com 66 cv, 8 km/l na cidade estava dentro do esperado.
Acabamento Externo – versões “S” e “LS”
Frente com faróis quadrados de lente plana; grade de ar do motor com logo 1.6; Setas embutidas no para-choque; Para-choques em lâminas de aço cromados; rodas de aço 165/70 R13, com calota de plástico preta ao centro, tradicionais das versões de entrada da família BX.
Retrovisores de plástico pretos, com ajuste manual; lanternas traseira tricolor; maçanetas – Na cor grafite; logo – “Gol S” ou “LS” na tampa do porta-malas; lanterna Traseira – Tricolor com luz de ré; bagageiro – Não; Teto Solar – Não; limpador do vidro traseiro – Não.
Acabamento interno
Painel quadrado de visualização comprometida, dependendo da posição que o volante parava, com velocímetro e nível de combustível; volante de plástico injetado de dois raios.
Ventilador de duas velocidades; acabamento das portas em vinil; acabamento dos bancos em tecido aveludado; bancos dianteiros com encosto de cabeça com regulagem de altura; assoalho acarpetado; porta – malas emborrachado.
Galeria de Fotos 1 – Imagens Brunelli veículos antigos
Ficha Técnica – Gol quadrado 1982
Carroceria – Hatch; Porte – Compacto; Portas – 2; Motor – Volkswagen Boxer 1600; Cilindros – 4 opostos na horizontal; Válvulas por cilindro – 2; Posição – Longitudinal; Combustível – Gasolina; Potência – 66 cv; Peso Torque – 67,83 kg/kgfm.
Cilindrada – 1584 cm³; Torque máximo – 12 kgfm a 3600 rpm; Potência Máxima – 4600 rpm; Tração – Dianteira; Alimentação – Carburador; Direção – Simples; Câmbio – Manual de 4 velocidades com alavanca no assoalho; Embreagem – Monodisco a seco.
Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso – 814 kg; Suspensão dianteira – Independente, McPherson – Mola helicoidal; Suspensão traseira – Eixo torção – Mola helicoidal; Comprimento – 3790 mm.
Distância entre-eixos – 2358 mm; Largura – 1601 mm; Altura – 1375 mm; Aceleração de 0 a 100 – 18,2 Segundos; Velocidade máxima – 139 km/h; Consumo: Cidade 8 km/l – Estrada 12 km/l; Autonomia: Cidade 440 km – Estrada 660 km; Porta malas – 334 Litros. Carga útil – Não informado; Tanque de combustível – 55 Litros.
Motor Tudo somos todos um só, o maior e melhor conteúdo de carros clássicos e carros japoneses do Brasil. Notícias, Fichas Técnica, fotos e novidades do mercado.