Categoria: Carros antigos brasileiros, o modelo que passou por um processo de restauração de altíssimo padrão a rara configuração cupê SL com o motor V8 de plaqueta com um preço salgado a altura de sua raridade e qualidade.
Restaurado no mais alto padrão nos mínimos detalhes pela equipe salvajoli, todo conjunto de faróis, lanternas e vidros verdes originais, possui manual do proprietário. Para colecionadores exigentes que possuem acervos de primeira linha.
A década de 1970 aqui no Brasil, foi uma época onde ter um carro seminovo era para poucos, conseguir adquirir uma unidade zero km, mesmo de um modelo compacto, era mais raro ainda, imaginem ter um modelo de alto custo na garagem, como o Ford Maverick em uma de suas versões mais caras e requintadas.
A versão aqui da matéria, o Maverick Super Luxo V8 com câmbio manual de 4 marchas, trazia de série direção hidráulica, e um bom pacote de opcionais como, ar – condicionado e câmbio automático, a unidade zero km não saía por menos de R$ 445.000,00, em valores atualizados para o primeiro semestre de 2024.
Além do preço bastante salgado, o mercado dos gigantes de luxo na década de 1970 estava bastante concorrido. No quintal de casa o Ford Galaxie fazia a diferença entre empresários e políticos, a família Dodge com um visual mais norte-americano tinha um público bastante fiel e mordia uma fatia significativa do mercado com vendas no varejo nas concessionárias, e por fim o Chevrolet Opala, que já demostrava que teria vida longa.
Estabilidade – O conjunto do projeto, dava ao carro um bom equilíbrio para os padrões da época, mas uma suspensão muito macia e um sistema de direção hidráulica pouco preciso, deixava o motorista mais atento em altas velocidades.
Motor – O motor Windsor 302 de 197 cv, era robusto, rápido e com um ronco inconfundível. Câmbio – O câmbio manual era de engates precisos e bastante elástico dando um ar todo esportivo mesmo na versão de luxo.
Retomadas e ultrapassagens – Um modelo com um valente V8 embaixo do capô, que respondia muito bem ao pedal do acelerado, era rápido e seguro e muito nervoso.
Ficha Técnica
Carroceria – Ford Cupê; Porte – Grande; Portas – 2; Motor – Windsor 302; Cilindros – 8 em V; Válvulas por cilindro – 2; Posição – Longitudinal; Combustível – Gasolina; Potência – 197 cv; Peso Torque – 35,19 kg/kgfm.
Cilindrada – 4942 cm³; Torque máximo – 39,5 kgfm a 2400 rpm; Potência Máxima – 4600 rpm; Tração – Traseira; Alimentação – Carburador; Direção – Hidráulica; Câmbio – Manual de 4 velocidades com alavanca no assoalho.
Embreagem – Monodisco a seco; Freios – A disco ventilado nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso – 1390 kg; Suspensão dianteira – Independente, braços sobrepostos – Mola helicoidal.
Suspensão traseira – Eixo rígido – Feixe de molas semielípticas; Comprimento – 4580 mm; Distância entre-eixos – 2619 mm; Largura – 1791 mm; Altura – 1364 mm; Aceleração de 0 a 100 – 10,8 Segundos; Velocidade máxima – 185 km/h.
Consumo: Cidade 4,5 km/l – Estrada 6 km/l; Autonomia: Cidade 450 km – Estrada 600 km; Porta malas – 417 litros; Carga útil – Não informado; Tanque de combustível – 100 Litros.
Galeria de Fotos – Imagens salvajoli.com.br
O classificado do Motor Tudo, é 100% gratuito, não existe cobrança de valores para os anúncios nem comissão de vendas. Mas apenas fazemos anúncios de lojistas e colecionadores com cnpj.