Ford Galaxie 68: O único V8 que não perdeu mercado após ser descontinuado. Toda a família Galaxie Landau, após a era dos Muscle Car no Brasil, durante a década de 1980 e início da década de 1990, se manteve valorizado no segmento dos seminovos e usados.
Como já citado em outras matérias do Motor Tudo, modelos da família Dodge V8 e Ford Maverick V8, após serem descontinuados, perderam completamente o valor de mercado, veículos de manutenção cara, e beberrões compulsivos para os padrões da década de 1980.
Muitos acabaram abandonados em ruas, terrenos baldios e garagens, e seus motores em muitos casos, retirados para servirem como motores de embarcações, caminhões antigos entre outros veículos. Mas Por que o V8 Ford Galaxie/Landau se manteve comercialmente ativo mesmo após ser descontinuado em 1983?
A grande questão, foi o status público que o carro proporcionou durante todos os anos de produção. Veículo elegante refinado que atendia regularmente celebridades brasileiras e políticos do médio e alto escalão. De uma certa forma ele acabou se tornando o importado de elite que o Brasil não tinha.
Entre as décadas de 1980 até o final da década de 1990, o Gigante da Ford em todas as suas versões, anos e configurações, se tornou sucesso absoluto em locadores para grandes eventos, como festas de 15 anos, casamentos, posse de grandes políticos e celebridades.
Todo o glamour que rodeou o modelo mesmo após ser descontinuado a mais de 15 anos, fez o valor do veículo no mercado de carros de aluguel, seminovos e usados, dispararem. Isso evitou o sucateamento em massa como aconteceu com o irmão Ford Maverick e a família Dodge V8.
Hoje no mercado de carros clássicos, um modelo como o Ford Galaxie 68 da nossa matéria, mantém o mesmo glamour e o mesmo valor salgado, uma unidade pronta para fazer parte de um acervo, não chegará a sua garagem por menos de R$ 200.000,00.
Ficha Técnica – Ford Galaxie 68
Carroceria – Ford sedã; Porte – Grande; Portas – 4; Motor – Ford 4.8; Cilindros – 8 em V; Posição – Longitudinal; Tuchos – Hidráulicos; Tração – Traseira; Combustível – Gasolina; Alimentação – Carburador.
Direção – Hidráulica; Câmbio – manual com alavanca na coluna de direção; Embreagem – Monodisco a seco; Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso – 1780 KG; Comprimento – 5440 mm; Distância entre-eixos – 3020 mm.
Potência – 190 cv; Cilindrada – 4786 cm³; Torque máximo – 37,1 kgfm a 2400 rpm; Potência Máxima – 4400 rpm; Aceleração de 0 a 100 – 17,4 Segundos; Velocidade máxima – 160 km/h; Consumo: Cidade 5,5 km/l – Estrada 7 km/l; Autonomia: Cidade 374,5 km – Estrada 749 km.
Porta malas – 400 Litros; Carga útil – Não informado; Tanque de combustível – 107 Litros; Valor atualizado Aproximado – R$ 600.000,00; Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
Motor Tudo o maior e melhor conteúdo de carros clássicos do Brasil, e o melhor classificados de carros antigos.