Configuração: Ford Del Rey – Versão GL – Ano 1989 – Cor Verde Cassata Metálica.
No ano de 1989, o Ford Del Rey, em todas as suas versões e configuração, foi o 12º carro mais vendido do Brasil, emplacando 21.314 unidades.
No auge da guerra dos sedãs médios, ano em que a grande batalha entre Ford, Chevrolet e Volkswagen, estava bastante aquecida no segmento dos modelos de luxo.
O Brasil ainda vivia a época das fronteiras comerciais fechadas, para quem precisava de um modelo de grande porte de luxo, tinha apenas dois caminhos, ou comprava um Opala Diplomata 4.1/s, ou acionava algum político amigo, e trazia do Paraguai, Venezuela ou Uruguai um BMW ou Mercedes Benz a preços estratosféricos.
Em solo brasileiro, para a classe média, e média alta, a grande corrida era pelos médios de luxo, Volkswagen Santana, Chevrolet Monza e Ford Del Rey.
Desempenho
O motor CHT oferecia uma manutenção simples e barata, mas entregava modestos 73,3 cv de força para puxar um peso de 1092 kg.
Na cidade oferecia um bom desempenho, a altura de um compacto 1.6 da época, indo de 0 a 100 em 18,2 Segundos.
Na estrada atingia velocidade final de 148 Km/h reais, dentro dos padrões da época, mas em retomadas e ultrapassagens era um dos menos eficientes do mercado.
O câmbio era de engates macios e eficientes, mas de relações muito longas, o engate da ré era barulhento e desconfortável para um carro de luxo.
Ficha Técnica
- Carroceria Sedã; Porte Médio; 2 portas; Motor CHT 1.6; Cilindros 4 em linha; Longitudinal.
- Tuchos mecânicos; Tração dianteira; Combustível Álcool; Carburador; Direção Hidráulica; Câmbio manual de 5 marchas.
- Embreagem monodisco a seco; Freios a disco ventilado nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras.
- Peso 1006 kg; Potência 73,3 cv; Potência Máxima 4800 rpm. Aceleração De 0 a 100 – 18,2 Segundos.
Velocidade máxima 148 km/h; Consumo na Cidade 6,7 km/l – Estrada 11,2 km/l. - Porta malas 328 Litros; Carga útil 474 kg; Tanque de combustível 57 Litros.
- Preço atualizado aproximado R$ 232.742,00. Preço atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária.
Fotos – Mascote Clássicos