Configuração: Ford Taurus Lx – Ano 1995 – Motor V6 3.0.
Ficha Técnica: Carroceria Sedan; Porte Grande; 4 portas; Motor Vulcan 3.0; Cilindros 6 em V; Posição Transversal; Tuchos Hidráulicos; Tração Dianteira; Combustível Gasolina; Injeção Multiponto.
Direção Hidráulica; Câmbio Automático de 4 velocidades; Acoplamento conversor de torque; Freios a disco ventilado nas rodas dianteiras e sólido nas rodas traseiras;Peso 1542 kg.
Potência 141 cv; Potência Máxima 4800 rpm; Aceleração De 0 a 100 – 11,6 Segundos; Velocidade máxima 189 km/h; Consumo na Cidade 7 km/l – Estrada 9,2 km/l; Porta malas 510 Litros; Carga útil 568 kg; Tanque de combustível 61 Litros.
Preço atualizado Aproximado – R$ 472.754,00 – Preço atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
No início da década de 1990, visitei uma concessionária Ford em minha região, e logo na entrada me deparei com um Ford Taurus, e confesso que fiquei chocado com o tamanho do carro.
Maior que um Opala, algo literalmente parecido com o tamanho de um Landau, achei o carro lindo e requintado, mas comecei a pensar. Será que eu compraria algo tão grande?
O grande problema, era que o modelo, vinha dos Estados Unidos, com um preço bastante salgado na concessionária, e a reposição de peças na primeira metade dos anos 1990, eram caras e difíceis de serem encontradas. Até para unidade zero km, peça só sob encomenda.
Mesmo com tantas situações contra, o modelo sobreviveu durante toda a década de 1990, recebendo até um significativo upgrade no visual na segunda metade da década.
Desempenho
Como todo bom Ford de grande porte, originalmente norte americano, o valente motor Vulcan 3.0 V6, entregava ótimos 141 cv de força, atingindo velocidade final de quase 190 km/h, com muito equilíbrio e maciez;
O Taurus entregava uma ótima velocidade de Cruzeiro, em velocidades acima de 160 km/h, se mantinha estável, sem oscilações por longos períodos;
O interessante era que, em certos momentos ele tinha um balanço na estrada semelhante ao do landau, com a diferença de continuar mantendo o equilíbrio e a segurança;
Em curvas de alta, a suspensão se mantinha eficiente, sem saídas repentinas de frente ou traseira.
Fotos – Franz veículos antigos