Configuração: Fiat Tempra; versão: 2.0 I.E 8V; porte: Médio; Cor: Verde; ano 1996.
No ano de 1996, o Fiat Tempra foi o 11º carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões e configurações 34.502 unidades.
As versões disponíveis eram: Tempra 2.0 i.e. 8V; Tempra SX 2.0 i.e. 8V; Tempra 2.0 i.e. 16V; Tempra Ouro 2.0 16V; Tempra Stile 2.0 i.e. Turbo; Tempra Turbo 2.0 i.e.
1996 marcou a invasão dos nacionais com Injeção eletrônica, o Tempra dispunha de muita tecnologia, força e itens de luxo, mas o preço ficou muito salgado.
O ultimo remanescente da chamada geração de ouro dos médios de luxo dos anos 1980, foi o VW Santana, os modelos, Chevrolet Monza, Ford Versailles, Ford Del Rey, já haviam se despedido do mercado.
O Fiat Tempra trouxe uma nova proposta de mercado, estrutura moderna, itens de luxo e conforto, segurança e muita tecnologia, sem contar que seu desenho que agradou a gregos e troianos.
Mas em 1996, alguns anos após seu lançamento o encanto estava acabando, com a chegada de modelos importados de luxo de médios e compactos, o mercado ficou muito acirrado. Mesmo assim ainda era um modelo de respeito e encantava um público muito fiel.
Equipamentos
- Painel moderno, de fácil visualização com conta-giros;
- Luz de leitura para os bancos dianteiros;
- Volante espumado de três raios;
- Acabamento de bancos e portas em tecido aveludado;
- Encosto de cabeça nos bancos dianteiros e traseiros;
- Relógio digital;
- Ar-condicionado;
- Vidros, travas e retrovisores elétricos;
- Nas portas traseiras acionamento dos vidros era manual;
- Rádio toca fitas AM/FM digital.
Desempenho
Equipado com motor 2.0 mas com injeção monoponto, tinha um desempenho razoável em relação as versões mais nervosas equipadas com motor 16v, Turbo e Injeção Multiponto.
Mesmo assim fazia bons 13 segundos de 0 a 100 para um modelo que pesava mais de 1200 kg.
A manutenção ainda era um peso, mesmo já estando no mercado a 5 anos, o custo de peças e serviços ainda pesava no bolso.
Mas na prática tinha um motor muito ágil e bastante estável, mesmo em giros mais altos o nível de ruído era baixo, e dificilmente a aceleração oscilava.
O ponto negativo ficava por conta da distribuição de peso, a frente do carro era muito pesada e fazia com que o Tempra em curvas de alta saísse de frente.
Em velocidades acima de 150 Km/h criava o efeito flutuação, quando a traseira fica muito leve e o carro perde o ponto de equilíbrio, fazendo com que o motorista fique mais atento ao volante, para um caso de saída de traseira.
Ficha Técnica
- Motor Fiat 2.0 8V.
- Tração dianteira.
- Combustível Gasolina.
- Injeção Monoponto.
- Direção Hidráulica.
- Câmbio manual de 5 marchas.
- Freios a disco ventilado nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras.
- Peso 1220 kg.
- Potência 105 cv.
- Torque máximo 16,5 kgfm a 3000 rpm;
- Aceleração De 0 a 100 – 13 Segundos;
- Velocidade máxima 180 km/h.
- Consumo Cidade 8,7 KM/L Estrada 10,7 km/l.
- Porta malas 413 Litros.
- Carga útil 400.
- Tanque de combustível 70 Litros.
- Preço atualizado aproximado R$ 243.124.00.
- Preço atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária.