Corcel marrom 1978 a versão LDO com um acabamento interno digno de um Ford. A montadora não poupou esforços para dar um visual literalmente a altura do seu badalado médio de luxo.
O tradicional monocromático, com pintura externa marrom, acabamento interno em tons marrom, e painel com aplique em madeira jacarandá. Pura elegância no final da década de 1970. Sem dúvida foi a versão top de linha entre os médios e compactos mas elegante do ano de 1978.
Para quem não viveu a época, é difícil entender como veículos de luxo como o Ford Corcel II LDO, era posicionado como um modelo de médio porte, de custo intermediário com um preço tão salgado, e não oferecia ar condicionado, trio elétrico e direção hidráulica.
Realmente até para quem viveu a época fica difícil entender. Alguns países do continente africano e da América do Sul, com uma economia mais atrasada que a do Brasil, na mesma época ofereciam modelos médios e compactos com itens como, vidros elétricos, ar condicionado e direção hidráulica, a preços mais atrativos que os brasileiros.
Como já citado em outras matérias do Motor tudo, uma unidade top de linha como a da matéria, que oferecia no máximo, relógio analógico e ar quente, e em alguns casos conta-giros, alcançavam fácil a casa dos R$ 190.000,00.
Deixando de lado os problemas políticos e econômicos da época, na prática um modelo aqui em nosso país como o Corcel marrom 1978 na versão LDO, com acabamento monocromático, era uma grande sensação, objeto de desejo de muitos, mas ao alcance de poucos.
Em 1978 o Ford Corcel II ainda era equipado com o motor 1.4 a gasolina de 72 cv, com um câmbio 4 marchas mais elástico que de seu antecessor o Corcel I, era esperto no trânsito e ainda alcançava velocidade final de 150 km/h.
Com uma suspensão macia, e um generoso porta malas de 380 litros, era um carro muito macio e gosto de dirigir em viagens mais longas. Outras duas grandes vantagens do Corcel II 1.4 mesmo nas versões de entrada, era a economia de combustível e a robustez do conjunto propulsor. Mas era um veículo desenvolvido para a classe média alta, com preço das revisões e das manutenções bastante salgados.
Ficha Técnica – Corcel marrom – Ano 1978 – Versão LDO
Carroceria – Cupê; Porte – Médio; Portas – 2; Motor – Ford 1.4; Cilindros – 4 em linha; Válvulas por cilindro – 2; Posição – Longitudinal; Combustível – Álcool; Potência – 72 cv.
Peso Torque – 83,8 kg/kgfm; Cilindrada – 1372 cm³; Torque máximo – 11,5 kgfm a 3600 rpm; Potência Máxima – 5400 rpm; Tração – Dianteira; Alimentação – Carburador; Direção – Simples.
Câmbio – Manual de 4 velocidades com alavanca no assoalho; Embreagem – Monodisco a seco; Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso – 980 kg; Suspensão dianteira – Independente, Braços sobrepostos – Mola helicoidal.
Suspensão traseira – Eixo rígido – Mola helicoidal; Comprimento – 4468 mm; Distância entre-eixos – 2438 mm; Largura – 1659 mm; Altura – 1351 mm; Aceleração de 0 a 100 – 17,2 Segundos; Velocidade máxima – 150 km/h. Consumo: Cidade 8,5 km/l – Estrada 13,9 km/l.
Autonomia: Cidade 485 km – Estrada 792 km; Porta malas – 380 Litros; Carga útil – Não informado; Tanque de combustível – 57 Litros; Valor atualizado Aproximado – R$ 190.000,00 – Sem opcionais; Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos.