Configuração: Ford Corcel II – Versão LDO – Ano 1978 – Cor Marrom Fiorentino Metálico – “Monocromático”.
No ano de 1978 o Ford Corcel foi o 6º carro mais vendido em solo brasileiro, emplacando em todas as configurações e versões 84.646 unidades.
Nunca reformado ou restaurado, com estrutura intocada, carroceria alinhada e lisa, pintura com cerca de 90 % original e conjunto ótico 100% de fábrica. Trata-se do primeiro ano do Corcel II na versão LDO.
No final de 1977 já como modelo 1978, nasce a nova geração do médio da Ford, com uma carroceria mais moderna e mais aerodinâmica, se tornando o carro nacional de luxo mais econômico. Na briga direta com Dodge Polara e VW Passat, se destacava pelo ótimo acabamento e visual.
O Ford Corcel II LDO 1978, vinha equipado com o motor Cléon Fonte 1.4, de 72 cv brutos, 63 cv líquidos, na cidade o consumo era basicamente o mesmo do Dodge Polara, mas na estrada o médio da Ford, era o mais econômico dentro do segmento, fazendo ótimos 13,9 km/l.
Outro ponto forte, ficava por conta do acabamento interno, a Ford sempre ofereceu modelos, com acabamento de muita qualidade, e com um visual bastante atraente.
A unidade da nossa matéria não é diferente, com forração de bancos e portas em tons marrons, e aplique em imitação de madeira jacarandá nas portas e painel, além de um lindo conjunto de cores nas luzes dos indicadores de instrumentos do painel.
Desempenho
Estabilidade – O conjunto, carroceria, chassi e suspensão, dava ao carro uma boa estabilidade, mas a suspensão muito macia, que por um lado.
Proporcionava muito conforto, deixava o carro instável em curvas de alta, com 5 adultos e porta malas cheio, a suspensão atingia seu ponto zero facilmente.
Motor – Utilizando o motor Cléon Fonte 1.4, de 72 cv brutos, aproximadamente 63 cv líquidos a gasolina, era confiável.
E com um giro bastante estável em médias e baixas rotações, atendendo as expectativas do final da década de 1970 para um modelo de médio porte.
Câmbio – O câmbio manual de 4 velocidades, tinha engates precisos e macios, exigia pouca manutenção.
Retomadas e ultrapassagens – Com um motor com fôlego que respondia muito bem ao pedal do acelerador, era seguro e confiável, mas com carga máxima, o carro perdia fôlego, então era bom negociar bem as ultrapassagens em estradas de mão dupla.
Consumo – Esse sempre foi um dos pontos fortes da família Ford Corcel, fazer 9,5 km/l na cidade com um motor 1.4, era uma grande virtude,
Ficha Técnica
- Carroceria – Cupê; Porte – Médio; Portas – 2; Motor – Ford Cléon Fonte 1.4; Cilindros – 4 em linha.
- Válvulas por cilindro – 2; Posição – Longitudinal; Combustível – Gasolina; Potência – 72 cv brutos e 63 cv líquidos.
- Peso Torque – 83,8 kg/kgfm; Cilindrada – 1372 cm³; Torque máximo – 12,7 kgfm a 3600 rpm; Potência Máxima – 5400 rpm.
- Tração – Dianteira; Alimentação – Carburador; Direção – Simples; Câmbio – Manual de 4 velocidades com alavanca no assoalho.
- Embreagem – Monodisco a seco; Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras.
- Peso – 964 kg; Suspensão dianteira – Independente, Braços sobrepostos – Mola helicoidal.
- Suspensão traseira – Eixo rígido – Mola helicoidal; Comprimento – 4468 mm; Distância entre-eixos – 2438 mm.
- Largura – 1659 mm; Altura – 1351 mm; Aceleração de 0 a 100 – 17,2 Segundos; Velocidade máxima – 151 km/h.
- Consumo: Cidade 9,5 km/l – Estrada 13,9 km/l; Autonomia: Cidade 485 km – Estrada 792 km.
- Porta malas – 380 Litros; Carga útil – Não informado; Tanque de combustível – 57 Litros.
- Preço atualizado Aproximado – R$ 183.415,00. Preço atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
Fotos – ateliedocarro.com.br