Compra e venda de carros antigos, um grande negócio ou uma dor de cabeça: Tanto para quem quer montar seu pró negócio e ser um lojista de clássicos, ou ter um clássico guardado em sua garagem, todo cuidado é pouco.
Para quem quer iniciar um negócio de compra e venda e carros antigos, vale lembrar que não é um mercado onde basta comprar o veículo e na sequência revender, existem muitas variáveis que devem ser levadas em consideração.
A primeira e a mais básica, porém não menos importante, é a documentação do carro. Veículos produzidos até a década de 1980, ainda entravam em inventário de família. Caso o proprietário viesse a falecer, tanto imóveis como veículos só eram liberados pela justiça após o término do inventário.
Existem famílias que tem veículos presos em sua garagem a mais de 30 anos porque não houve uma finalização legal de todo o inventário. Neste caso o carro não pode ser vendido. Se você adquirir o bem material, estará comprando algo que provavelmente nunca será seu.
Condições do veículo para compra e revenda
Se você não tem um bom entendimento de funilaria e mecânica, pode estar entrando em uma grande barca furada. Carros com a pintura com muito brilho e aparência de novo, podem estar escondendo um passado sofrido.
Suportes e encaixes de todo o conjunto propulsor e da suspensão, devem estar intactos sem terem passado por nenhum tipo de processo de recuperação, caso contrário você pode estar adquirindo um veículo que vai dar muita dor de cabeça para o seu cliente.
Lataria
Para saber a quantidade de repintura e massa que o carro já recebeu, é necessário utilizar um medidor digital de espessura de tinta: Exemplo de 0,10 milímetros a 0,15 milímetros de espessura, significa que o carro nunca foi repintado. Agora medidas próximas de 0.60 milímetros significa que o carro além de já ter passado por repintura tem muita massa por baixo da tinta.
Parte mecânica
Para alguns clássicos, como os refrigerados a ar Volkswagen, peças para, motor, câmbio e suspensão, ainda são facilmente encontradas, e fazer uma revisão antes da venda fica mais fácil.
Porém modelos como a família DKW Vemag, entre outros colecionáveis, que peças para todo o conjunto mecânico já estão escassas, uma avaliação pouco cuidadosa antes de adquirir o veículo, pode deixar o novo proprietário com um grande problema nas mãos.
Para resumir: Se você pretende entrar no mercado de compra e venda de carros antigos, e não tem muito conhecimento em funilaria e mecânica, é essencial ter por perto profissionais qualificados, para darem todo o suporte necessário para sua empresa na hora da compra e venda.
Motor Tudo somos todos um só, o maior e melhor conteúdo de carros clássicos do Brasil. Notícias, Fichas Técnica, fotos de carros antigos e novidades do mercado.