Citroën e Jumpy BEV 2023 o furgão elétrico com 330 km de autonomia, o compartimento de carga oferece um espaço de 6100 litros, comporta até 1002 kg de carga. Olhando os números de consumo e desempenho, fica claro que é um utilitário eficiente para a área urbana e vaijens curtas.
O modelo ainda entrega de série, assistente de partida em rampa, controle de tração e estabilidade, ar condicionado, ajuste do volante de altura e profundidade, controle automático de velocidade, limitador de velocidade, freio elétrico de estacionamento, recuperação de energia cinética e computador de bordo. Ainda oferece como opcional, espelhamento da tela do celular.
O projeto como já citado sem dúvida é eficiente para a área urbana e pequenos trechos de viagem, mas a tecnologia eletrificada ainda não conquistou pequenos e médios empresários. Todo utilitário eletrificado comercializado no Brasil, ainda sofre com algumas limitações: Como aceleração de 0 a 40 e de 0 a 60, os modelos ainda são relativamente lentos e fica mais evidente com carga máxima de peso.
Mas o ponto que conta a favor são os diversos pontos de recarga da bateria, em praticamente todas as cidades do Brasil, deixando o trabalho na área urbana bem mais viável. O Motor Tudo conversou com o gerente Sergio Augusto, de uma pequena transportadora do litoral paulista que tem um furgão elétrico e um caminhão Volkswagen elétrico.
Segundo o gerente, os modelos entregam a comodidade de não precisar gastar grandes quantias em dinheiro com gasolina e diesel. Mas requer um logística bem diferenciada, o carregamento das baterias são previamente programados, a empresa ainda fez um mapeamento da cidade de Santos SP e das cidades vizinhas para verificar os possíveis ponto para recarregar as baterias.
O gerente ainda informou, que tanto os motorista como os auxiliares de carga e descarga, que trabalham no dia a dia com os dois veículos, tiveram que passa por um treinamento para se adaptarem ao desempenho e as necessidades de um utilitário eletrificado. O fato dos veículos serem mais lentos na aceleração que os modelos a combustão, trouxe um certo desconforto para os motorista, mas para a transportados, significou uma margem menor de risco de pane técnica e de acidentes.
Ficha Técnica – Citroën e Jumpy BEV 2023
Carroceria – Citroen Furgão;
Porte – Médio;
Portas – 3;
Motor – Elétrico;
Combustível – Eletricidade;
Potência – 136 cv;
Torque – 26,5 kgfm;
Tração – Dianteira;
Direção – Eletro Hidraúlica;
Câmbio – Automático de 1 marchas;
Freios – Disco ventilado nas rodas dianteiras e disco sólido nas traseiras;
Peso – 2053 kg;
Controle de estabilidade – Sim;
Controle de Tração – Sim;
Comprimento – 5309 mm;
Distância entre eixos – 3275 mm;
Largura – 1920 mm;
Altura – 1935 mm;
Aceleração de 0 a 100 – 13,1 Segundos;
Velocidade máxima – 136 km/h;
Autonomia – 330 km;
Porta malas – 6100 Litros;
Carga útil – 1002 kg;
Capacidade da bateria – 75 kWh;