Hoje, nós vamos falar sobre o Corvette Stingray Targa do ano de 1973, criado pela Chevrolet e fabricado pela General Motors até hoje. Até o momento atual, existem oito gerações do famoso Corvette, mas nesta matéria estaremos focando na terceira a qual surgiu o querido, Stingray.
Desenhado por Larry Shinoda, executado por Bill Mitchell e baseado no Mako Shark, a terceira geração começou em 1963, com modelos disponível em cupê e conversível, mas o cupê era basicamente um notchback com janela traseira e painéis de teto removíveis, enquanto no conversível uma capota dobrável foi adicionada na linha.
Na parte mecânica, os motores foram herdados da geração anterior, o motor L30 V8 de 5,4 L 300 cv e transmissão manual de 3 marchas eram padrão da geração, mas outras linhas de motores eram oferecidas, como o motor L79, versão de alto desempenho de 350 cv.
Em 1970, algumas novidades chegaram e agora o eixo traseiro de tração positiva, vidro colorido e uma transmissão manual de 4 marchas eram padrão na carroceria. O motor de 5,4 L e 300 cv ainda era oferecido, mas também tinha um novo, o motor LT-1 V8 de 5,7 L e 350 cv.
Em 1973, o Corvette Stingray passou de muscle car para carro de “turismo”, a nova atualização do modelo tinha suportes da carroceria redesenhados, pneus radiais adicionados, o que melhorou o veículo no quesito direção e os níveis de ruídos foram reduzidos em 40%.
Os diversos motores opcionais continuaram, tendo também o L-82, que foi introduzido como motor opcional de bloco pequeno de alto desempenho, substituindo o LT-1, ele entregava 250 cv. Mais tarde outro motor foi introduzido o LS-4 V8 de bloco grande com 7,4 L.
No mesmo ano, a revista Road&Track fez um teste e afirmou: “Apesar de toda a sua idade e tamanho, se o Corvette estiver equipado com as opções certas, é um veículo agradável e gratificante de dirigir.”
Agora, focando mais no modelo da matéria, o Corvette Stingray Targa é um carro do tipo cupê com 2 portas e 2 lugares, vendido a partir do ano 1972 até 1973. Nesta época era equipado com motor V8 LS-4 de 279 cv.
Ficha Técnica – Corvette C3 Stingray Targa – Ano 1973
Carroceria – Chevrolet Corvette Cupê;
Porte – ;
Portas – 2;
Motor – 7,4 L;
Cilindros – 8;
Válvulas por cilindro – 2;
Posição – Longitudinal;
Combustível – Gasolina;
Potência – 279 cv;
Cilindrada – 7443 cm3;
Potência máxima – 4000;
Tração – Traseira (RWD);
Alimentação – Rochester Quadrajet 4-Barrel Carburetor;
Direção – Recirculating bearing ball and nut steering. Hydraulic Power-Steering Optional;
Câmbio – 4 marchas;
Freios – Freios a disco nas 4 rodas;
Peso – 1641 Kg;
Suspensão dianteira – Independent, SLA Type, Coil Springs, Stabilizer Bar;
Suspensão traseira – Full independent with frame-anchored differencial. 3-Links: tubular axle drive shafts, torque control arms and transverse strut rods. Leaf springs. Stabilizer bar;
Comprimento – 4691 mm;
Distância entre eixos – 2489 mm;
Largura – 1753 mm;
Altura – 1212 mm;
Aceleração de 0 a 100 – ;
Velocidade máxima – ;
Porta malas -;
Carga útil – ;
Tanque de combustível – 68L;