Caminhonete Chevy a picape compacta com motor dianteiro e tração traseira. Atendia os mercados da América do Sul, em países como Uruguai, Argentina e Equador, com produção própria subsidiada da GM durante a época de 1980
Falando especificamente sobre a versão de exportação 1990, ela era a versão DC com logomarca GMC e alguns detalhes a mais, como faixas laterais diferenciadas que remetiam a série especial a qual deu as caras no Brasil em 1991.
Seu painel era o mesmo da versão top de linha da Chevette, com relógio digital e mostradores em escala quadrada, mesmo sendo comumente chamado de Chevy por aqui, nos países vizinhos era conhecido como GMC 500 ou Chevrolet Cargo.
O processo de exportação que esta versão passava existia desde o início da década de 1980, mas só se tornou comum quando o modelo iniciou o processo de descontinuação em 1995, quando nos demais países a produção foi interrompida.
A grande vantagem dos projetos de picapes compactas da Chevrolet, era seu diferencial traseiro e motor dianteiro que dava um equilíbrio muito melhor ao veículo e outra de suas vantagens era que o baixo custo de manutenção do motor.
Desempenho
O motor Chevrolet 1.6 era forte, e com um ótimo desempenho em baixas e médias rotações, com carga máxima, 500 kg, o sistema de tração traseira ajudava em subidas e terrenos mais acidentados;
O câmbio era de engates macio e precisos, na cidade exigia pouca troca de marcha, que era um grande vantagem em cidades com ruas de paralelepípedos, com bastante ladeiras;
A conjunto carroceria, chassis e suspensão, da linha Chevette tinha um peso muito bem distribuído, até mesmo para uma picape compacta, dando ao carro segurança e eficiência e curvas de alta e em piso molhado;
A caixa de direção era outro ponto positivo, mesmo sem direção hidráulica, o sistema era macio na cidade para manobras, e preciso na estrada.
Ficha Técnica
- Carroceria – GM Picape;
- Porte – Compacto;
- Portas – 2;
- Motor – Chevrolet 1.6/S;
- Cilindros – 4 em linha;
- Válvulas por cilindro – 2;
- Posição – Longitudinal;
- Combustível – Gasolina;
- Potência – 71 cv;
- Peso Torque – 80,7 kg/kgfm;
- Cilindrada – 1599 cm³;
- Torque máximo – 12,1 kgfm a 2400 rpm;
- Potência Máxima – 5200 rpm;
- Tração – Traseira;
- Alimentação – Carburador;
- Direção – Simples;
- Câmbio – Manual de 5 velocidades com alavanca no assoalho;
- Embreagem – Monodisco a seco;
- Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras;
- Peso – 977 kg;
- Suspensão dianteira – Independente, braços sobrepostos – Mola helicoidal;
- Suspensão traseira – Eixo rígido – Mola helicoidal;
- Comprimento – 4193 mm;
- Distância entre-eixos – 2395 mm;
- Largura – 1466 mm;
- Altura – 1390 mm;
- Aceleração de 0 a 100 – 18,5 Segundos;
- Velocidade máxima – 140 km/h;
- Consumo: Cidade 10,1 km/l – Estrada 14,3 km/l;
- Autonomia: Cidade 515 km – Estrada 729 km;
- Carroceria – 765 Litros;
- Carga útil – 500 kg;
- Tanque de combustível – 51 Litros;
- Preço aproximado atualizado – R$ 107.182,00;
- Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
Imagens – reginaldodecampinas.com.br