Configuração: Chevrolet Chevette – Versão SL 1.6/S – Ano 1990 – Cor Vermelho.
No ano de 1990, o Chevrolet Chevette foi o 9º carro mais vendido em solo brasileiro, emplacando em todas as suas versão e configurações 26.476 unidades.
No mercado desde 1973 o sedã compacto da Chevrolet ainda respirava em meio aos importados e aos badalados Fiat Prêmio e Volkswagen Voyage.
Era o modelo em produção mais antigo do Brasil, ao lado do irmão Opala, enfrentando no mercado os modelos, Fiat Prêmio e o VW Voyage, carros mais atualizados.
O compacto da Chevrolet era o veículo nacional com motorização 1.6 mais barato do país, emplacando, entre 1973 e 1993 seu último ano de produção, emplacou mais de 1.200.000 unidades, englobando todas as versões.
Já sem a mesma tecnologia e desempenho que seus concorrentes, a arma da montadora para vender os modelos 1.6, foi o preço e condições de pagamento. Custando pouco mais que os modelos Uno Mille e Volkswagen Gol 1000.
Desempenho
Para a primeira metade da década de 1990, o Chevette entregava um desempenho abaixo da realidade do mercado, mesmo assim ainda era um modelo considerado confiável e de manutenção barata e descomplicada.
Os 73 cv de força deixavam o modelo com um bom desempenho na cidade, a tração traseira e o câmbio com uma terceira marcha alongada, exigiam poucas trocas de marchas na área urbana.
A caixa de direção era a mais macia do mercado, mesmo sem sistema hidráulico era fácil de manobrar na cidade e precisa na estrada.
Na estrada era seguro em ultrapassagens, mas pouco eficiente em retomadas, indo de 0 a 100 em 16,9 segundos.
A estrutura tinha um peso muito bem distribuído, com tração traseira e uma suspensão eficiente, era muito bom de curvas de alta, mesmo com piso molhado.
Ficha Técnica
- Carroceria Sedã; Porte Compacto; 2 portas; Motor Chevrolet 1.6/S.
- Cilindros 4 em linha; Longitudinal; Tuchos Mecânicos; Tração traseira.
- Combustível Gasolina; Carburador; Direção Simples; Câmbio manual de 5 marchas.
- Embreagem monodisco a seco; Freios a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras.
- Peso 884 kg; Potência 73 cv; Potência Máxima 5200 rpm; Aceleração De 0 a 100 – 14,8 Segundos.
- Velocidade máxima 151 km/h; Consumo na Cidade 10,3 km/l – Estrada 13,1 km/l.
- Porta malas 267 Litros; Carga útil – 420 kg; Tanque de combustível 58 Litros.
- Preço atualizado Aproximado – R$ 89.082,00. O Preço atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
Fotos – lowclassicos.com.br