Apresentado pela Chery no Salão do Automóvel de Xangai, o protótipo promete revolucionar o mercado de veículos elétricos.
Uma das líderes mundiais em produção de baterias automotivas, a CATL revelou recentemente que o iCar, um modelo conceitual em desenvolvimento da Chery, irá utilizar as inovadoras baterias de sódio em seu projeto. As baterias de sódio prometem trazer uma revolução no mercado automobilístico elétrico. Isso porque são mais duradouras e possuem um valor de produção bem inferior às baterias tradicionais.
A CATL é uma empresa chinesa líder mundial na produção de baterias automotivas. Com cerca de 37% de participação no mercado atual de baterias. As baterias foram anunciadas pela gigante chinesa em 2021, onde na ocasião foi revelado que elas teriam uma densidade de energia de 160 Wh/kg.
Porém, recentemente, a empresa anunciou que irá antecipar a segunda geração das baterias de sódio, dessa vez prometendo baterias com densidade de energia de 200 Wh/kg e com produção prevista para iniciar este ano.
Vantagens e desvantagens das baterias de sódio
Conforme anunciado pela empresa, as novas baterias de sódio terão uma maior eficiência em relação às baterias atuais. Além disso, outras vantagens que elas apresentam são:
- Custo de produção reduzido, em relação às baterias atuais de lítio;
- Uma melhora considerável de desempenho em baixas temperaturas;
- Mais segurança;
- Menores impactos ambientais, em relação às baterias atuais de lítio.
Dentre as possíveis desvantagens das baterias de sódio em relação às baterias de lítio, estão a menor densidade de energia na bateria, carregamento da bateria mais lento e menor tensão. Os primeiros veículos que serão equipados com essas baterias são os iCar da Chery Motors.
iCar, a nova submarca da Chery
O iCar é uma submarca da gigante automobilística Chery. Apesar de ainda ser apenas um conceito, ela já anunciou seus primeiros modelos no Salão do Automóvel de Xangai de 2023. São eles o iCar GT, um modelo esportivo totalmente elétrico, e o iCar 03, um SUV com uma proposta mais robusta.
A iCar ainda anunciou que futuramente irá apresentar mais quatro modelos novos. A proposta da marca é alcançar o público mais jovem, e os valores dos veículos irão variar entre R$ 110.000 e R$ 290.000, conforme anunciado.
Principais características do iCar GT
O iCar GT foi anunciado como um modelo esportivo com portas do tipo tesoura (aquelas que abrem para cima), além de possuir LEDs em formato da letra “T” em ambas as extremidades do veículo. Outros elementos no formato da letra “T” podem ser encontrados nas rodas, que são de grande diâmetro.
O modelo ainda possui spoiler na parte traseira, frente baixa e ombros traseiros alargados, que concedem uma aparência mais esportiva ao veículo. O interior do veículo parece que foi inspirado em algum filme de ficção científica, possuindo uma área iluminada que se assemelha a água, além de volante com tela integrada e uma tela tátil supermoderna.
Principais características do iCar 03
O segundo modelo anunciado pela iCar é o iCar 03, um modelo SUV muito robusto que conta com uma carroceria feita inteiramente de aço e alumínio, além do trem de força, que é totalmente elétrico. O veículo irá possuir uma carroceria em dois tons, um mais escuro e outro mais claro, além de rodas com detalhes quadrados.
O veículo foi inspirado em outros modelos SUVs como a Land Rover Defender. O modelo ainda terá uma boa distância do solo, típica dos modelos off-road, e a logo do veículo “iCar Allroad” ficará em um compartimento localizado na parte traseira. O comprimento do veículo será de aproximadamente 4.200 mm, e a distância entre os eixos é de 2.700 mm.
O futuro dos carros elétricos
Com a modernização das baterias e o acesso cada vez mais facilitado para a compra de veículos elétricos, o futuro para a categoria é muito promissor. Com as recentes leis aprovadas na Europa, que visam restringir o uso de veículos movidos à combustão a partir de 2030, será cada vez mais fácil encontrar no mercado um carro elétrico mais barato. O avanço na produção de energias limpas, como a energia solar, por exemplo, também é um dos fatores que pode impulsionar a expansão dos veículos elétricos nos próximos anos.