Configuração: Alfa Romeo 2300; Versão: Ti; Carroceria: Sedan; Ano: 1979; Porte: Grande; Cor: verde metálico.
No ano de 1979, o Alfa Romeo foi o 23º carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões e configurações 2.211 unidades.
As versões disponíveis eram: Alfa Romeo 2300 B 2.3; Alfa Romeo 2300 Ti 2.3.
Insuperável, com uma tecnologia um passo a frente no mercado nacional. O modelo Italiano do grupo Fiat, trazia para o Brasil uma nova proposta de luxo, conforto, segurança e equilíbrio. Tanto na relação força e consumo, como na plataforma.
A montadora italiana além de empregar no carro tecnologias que ainda não eram usadas no mercado nacional, como freio a disco nas 4 rodas e utilizava somente matéria prima de primeira linha, o resultado foi o Alfa Romeo 2300 Ti 2.3.
Imagens Século 20 Veículos de Coleção
Outro detalhe era o desenho do carro, mesmo descontinuado em 1986, até a primeira metade da década 1990 ainda era considerada atualizado.
O modelo Alfa Romeo entre as décadas de 1970 e 1980, nunca figurou entre os mais vendidos do Brasil, mas tinha um público bastante seleto, apenas empresários de médio e grande porte, adquiriam o modelo de luxo.
A classe política de todos os níveis, utilizavam Opala e Galaxie Landau, o motivo era o auto custo do modelo italiano, tanto na compra na concessionária, como nas manutenções.
Outro detalhe, era que as empresas que produziam o 2300 Ti, primeiro a FNM e depois a própria Fiat, não davam incentivos ou qualquer facilidade de compra, para nenhum seguimento social, empresarial ou serviços públicos.
Imagens Século 20 Veículos de Coleção
Desempenho
O ponto forte do carro era a estabilidade de todo o conjunto, começando pela relação potência e consumo, em época de modelos que chegavam a consumir em média 3 km/l, o Alfa Romeo 2300 Ti 1979, fazia em média na cidade 5,1 km/l, na estrada era o modelo de grande porte mais econômico do Brasil.
O motor 2.3, entregava quase 149 cv de força, mas o que mais chamava a atenção era a incrível capacidade de velocidade de cruzeiro, o carro conseguia permanecer por longos períodos em velocidade constante de 160 km/h, sem oscilações ou qualquer tipo de vibração.
A plataforma, também tinham uma sintonia quase perfeita, em curvas de alta se mantinha muito estável, mesmo com piso molhado.
Em retas mesmo em altas rotações, se mantinha estável sem balanços repentinos. Também foi considerado o carro nacional, com nível de ruído interno mais baixo.
O ponto negativo ficava para a aceleração de 0 a 100 14,8 segundos. Se esperava uma aceleração melhor para um carro tão caro e muito bem projetado.
Imagens Século 20 Veículos de Coleção
Instrumentos
- Painel moderno com mostradores em escala futurística, com fundo azul, equipado com conta – giros + Relógio analógico;
- Volante de três raios espumado, uma novidade na época;
- Forração lateral do painel em madeira;
- Rádio toca fitas AM/FM;
- Ar – quente;
- Ar – condicionado;
- Acabamento dos bancos e portas, em tecido azul aveludado;
- Encosto de cabeça para 4 pessoas;
- Apoio para o braço no banco traseiro;
- Acionamento dos vidros manual, basculante;
- Assoalho e porta malas acarpetados.
Imagens Século 20 Veículos de Coleção
Ficha Técnica
- Carroceria sedã;
- Porte Grande;
- 4 portas;
- Motor 2.3;
- Cilindros 4 em linha;
- Válvulas por cilindro – 2;
- Longitudinal;
- Peso/Torque 60,2 kg/kgfm;
- Tração Traseira;
- Combustível Gasolina;
- Carburador;
- Direção Hidráulica;
- Câmbio manual de 5 marchas;
- Embreagem monodisco a seco;
- Freios a disco nas 4 rodas;
- Peso 1385 kg;
- Potência 149 cv;
- Potência Máxima 5700 rpm;
- De 0 a 100 – 14,8 Segundos;
- Velocidade máxima 166 km/h;
- Consumo Consumo na Cidade 5,1 km/l – Estrada 9,6 km/l;
- Porta malas 436 Litros;
- Carga útil Não Informado;
- Tanque de combustível 100 Litros;
- Valor atualizado aproximado R$ 638.725,00;
- Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
Imagens Século 20 Veículos de Coleção