fbpx
Pular para o conteúdo

Ford Santana a plataforma VW recebe o elegante acabamento do Del Rey

Ford Santana
Compartilhe

Ford Santana a plataforma VW recebe o elegante acabamento do Del Rey, a parceria FordWagen trouxe alguns frutos bastante positivos. Um deles foi o Ford Versailles, com um acabamento impecável.

Anúncio

A plataforma do Volkswagen Santana, era a geração B2 do Passat alemão, em 1991 quando a Aulolatina lançou o Ford Versailles, a plataforma já era considerada desatualizada para os padrões europeus, por lá, já estavam na geração B3, e se preparando para a geração B4 que chegaria no final de 1993.

Mas para os padrões do Brasil, a plataforma MK2 do Passat, ainda dava conta do recado. Em 1991 o VW Santana ganha nova carroceria, e nasce o Ford Versailles. O sedan médio Volkswagen em 1991 ainda era considerado muito mais atualizado que o Ford Del Rey, que dava adeus a mercado.

Mas o médio da Ford Del Rey sempre ficou 1 degrau acima na qualidade do acabamento. A Autolatina uniu esses dois mundos. Transformou a plataforma da segunda geração do Santana no Brasil, no requintado Ford Versailles, que popularmente ficou conhecido como Ford Santana ou Santana Del Rey.

A unidade da nossa matéria é a versão intermediária Ford Versailles GLi 2.0 1993. Mesmo sendo a versão intermediária, o modelo oferecia um acabamento e instrumentos a altura do Ford Del Rey Ghia. Com ar condicionado e direção hidráulica de fábrica.

O ano de 1993 foi bastante interessante para a família Ford Versailles, era a transição do sistema de alimentação, a chamada entressafra, ficava para trás o sistema de carburador, e de série chega a injeção eletrônica Multiponto.

Ainda em 1993 eram oferecidos nas concessionárias os dois sistemas, confira as versões disponíveis: GL 1.8 com carburador; GL 2.0 com carburador; Ghia 2.0 com carburador; GLi 2.0 Injeção eletrônica e Ghia 2.0 2 e 4 portas com injeção eletrônica.

Ford Santana

Logo em seu lançamento em 1991, quem via um Ford Versailles na rua pela primeira vez, principalmente na versão Ghia. Tinha a sensação de não ser a plataforma do Volkswagen Santana, em virtude da beleza e da qualidade do acabamento.

Ficha Técnica – Ford Santana – Versailles GLi – Ano 1993

Carroceria – Sedã; Porte – Médio; Portas – 2; Motor –  AP 2000; Cilindros – 4 em linha; Posição – Longitudinal; Combustível – Gasolina; Potência – 120 cv; Peso Torque – 70,9 kg/kgfm; Cilindrada – 1984 cm³.

Torque máximo – 17,5 kgfm a 3400 rpm; Velocidade máxima – 175 km/h; Aceleração de 0 a 100 – 11,1 Segundos; Potência Máxima – 5600 rpm; Tração – Dianteira; Alimentação –  Injeção Multiponto; Direção – Hidráulica.

Câmbio – Manual de 5 velocidades com alavanca no assoalho; Embreagem – Monodisco a seco; Freios – Freio a disco ventilado nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso – 1240 kg.

Suspensão dianteira – Independente, McPherson – Mola helicoidal; Suspensão traseira – Eixo de torção – Mola helicoidal; Comprimento – 4572 mm; Distância entre-eixos – 2548 mm; Largura – 1686 mm; Altura – 1417 mm; Consumo: Cidade 8,7 km/l – Estrada 12,9 km/l; Autonomia: Cidade 626 km – Estrada 929 km.

Porta malas – 363 Litros; Carga útil – 440 kg; Tanque de combustível – 72 Litros; Valor atualizado Aproximado – R$ 213.000,00; Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.

O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos.

Ford Santana
Ford Santana

Carros antigos

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos