fbpx
Pular para o conteúdo

Opala 1973 a versão DE Luxo na carroceria 4 portas e teto em vinil

Opala 1973
Compartilhe

Opala 1973 a versão DE Luxo na carroceria 4 portas e teto em vinil, a configuração com motor 4 cilindros, o modelo de grande porte que menos perdeu espaço para o novo mercado dos médios de luxo que se formava no Brasil.

Anúncio

O ano de 1973, foi bastante agitado para o mercado dos modelos de médio e grande porte. Com a crise do petróleo batendo em nossa porta, deixando os modelos com motores V8 e 6 cilindros apenas ao alcance de poucos. E com as vendas dos compactos Volkswagen dominando algo próximo de 75% do mercado de carros zero km, as montadoras buscam uma solução intermediária.

A Ford reposiciona o Ford Corcel, que ganha de série em todas as versões o motor 1.4, novo facelift, e é reposicionado como modelo de médio porte. A marca Dodge/Chrysler lança seu médio de luxo o Dodge 1800. A Volkswagen anuncia seu médio para 1974 o Volkswagen Passat.

Um novo mercado se formou entre os compactos e os gigantes de luxo. A família Chevrolet Opala foi a menos abalada com a criação do novo segmento dos médios. A partir de 1973, dentro do mercado de carros de grande porte, começou haver um distanciamento em números de unidades emplacadas, entre a família Dodge e os modelos Ford Galaxie/Landau e Maverick, em relação a família Opala 6 cilindros e 4 cilindros.

O Chevrolet Opala, tanto na carroceria cupê quanto sedan, passou a oferecer a melhor relação custo benefício entre os veículos de luxo produzidos em solo brasileiro. As vendas em grandes lotes direto da fábrica dispararam para setores públicos. E passou a ser o carro dentro do segmento mais vendido direto nas concessionárias.

O Opala 1973 a versão Standard e Luxo na carroceria 4 portas, com o motor de 4 cilindros, passou a ser o preferido dos frotistas, que atendiam aeroportos e portos. Também foi responsável por uma grande porcentagem das vendas direto nas concessionárias.

O exemplar da nossa matéria é direcionado para colecionadores, na carroceria 4 portas e com o elegante teto em vinil. Com câmbio manual de 3 marchas na coluna de direção. Vidros originais GM, faróis e lanternas ainda são os mesmo que saíram da concessionária em 1973.

Opala 1973

Ficha Técnica – Opala 1973 – 2.5 4 cilindros

Carroceria – Chevrolet Sedã; Porte – Grande; Portas – 4; Motor –  2500 cód 153; Cilindros – 4 em linha; Posição – Longitudinal; Peso Torque – 61,1 kg/kgfm; Tração – Traseira; Combustível – Gasolina; Alimentação –  Carburador.

Direção – Simples – Opcional para hidráulica; Câmbio – Manual de 3 velocidades, alavanca na coluna de direção; Embreagem – Monodisco a seco; Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso – 1100 kg.

Comprimento – 4580 mm; Distância entre-eixos – 2667 mm; Largura – 1758 mm; Altura – 1384 mm; Potência – 80 cv; Cilindrada – 2509 cm³; Torque máximo – 18 kgfm a 3000 rpm; Potência Máxima – 4400 rpm.

Aceleração de 0 a 100 – 20 Segundos; Velocidade máxima – 140 km/h; Consumo: Cidade 7 km/l – Estrada 9 km/l; Autonomia: Cidade 378 km – Estrada 486 km; Porta malas – 430 Litros; Carga útil – Não informado;

Tanque de combustível – 54 Litros; Valor atualizado Aproximado – R$ 355.990,00; Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.

O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos.

Opala 1973
Opala 1973

Carros antigos

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos