Chevette SL 89 com acessório de ar condicionado de época. Em uma década onde ar condicionado e direção hidráulica eram itens que raramente as montadoras ofereciam, então os proprietários davam o seu jeito.
Durante toda a década de 1980, eram poucos os modelos que saiam de fábrica com ar e direção, a preços estratosféricos, mesmo assim a maior porcentagem os itens eram somente disponibilizados no pacote de opcionais.
Na segunda metade da década de 1980, a situação piorou, a partir de 1987, com os compactos Fiat decolando em vendas, e os compactos Volkswagen que ganharam um novo facelift no acabamento externo e em 1988 novo painel, fizeram os modelos da marca assumirem a ponta entre os nacionais mais emplacados.
Com preço nas alturas, ter um modelo compacto ou de médio porte com ar e direção era uma missão quase impossível. O Chevrolet Chevette que passou a ser o carro nacional mais barato, era o menos beneficiado com itens como trio elétrico, conta giros e ar condicionado.
Mas alguns proprietários davam seu jeitinho, empresas especializadas em manutenção e instalação de ar condicionado de modelos de luxo, acabavam oferecendo serviços também para compactos, é o caso do Chevette SL 89 da nossa matéria.
Recebeu adaptação de um ar condicionado de época, que por sinal funcionava muito bem. Mas o custo de instalação e o desempenho de carro, tinham que ser levados em consideração pelo proprietário antes da instalação.
No final da década de 1980, os custos de compra e instalação de um ar condicionado, era bastante salgados, mas não muito diferente dos dias de hoje. Todo o processo de adaptação, não bastava apenas instalar o equipamento refrigerado.
Alguns itens do veículo, obrigatoriamente tinham que passar por um upgrade para suportar o novo sistema. O alternador, cabos elétricos e bateria, eram substituídos por modelos de maior capacidade, para suportar a carga de trabalho com o motor do veículo tanto em marcha lenta como em movimento.
Em muitos casos, o proprietário também optava em dar um upgrade no sistema de alimentação, para deixar o carro com mais fôlego, quando o ar condicionado estivesse ligado, principalmente em retomadas e ultrapassagem.
Para um Chevette SL com o motor 1.6/S que tinha um câmbio com marchas pouco elásticas, quando o ar condicionado ligava, o carro simplesmente ficava apático. Então a substituição do carburador, por um que entregasse uma mistura de combustível mais precisa e em maior quantidade, ou simplesmente a troca de alguns itens, já melhoravam o desempenho.
Adaptar um sistema refrigerado em modelos da década de 1980, com motores 1.3, 1.5 ou 1.6, sem dar nenhum ânimo a mais para o motor era pedir para ficar na estrada após alguns meses de uso.
Ficha Técnica – Chevette SL 89 – Com números originais de fábrica
Carroceria – Sedan; Porte – Compacto; Portas – 2; Motor – Chevrolet 1.6/S; Cilindros – 4 em linha; Válvulas por cilindro – 2; Posição – Longitudinal; Combustível – Gasolina; Potência – 73 cv; Peso Torque – 72,2 kg/kgfm.
Cilindrada – 1599 cm³; Torque máximo – 12,6 kgfm a 3200 rpm; Potência Máxima – 5200 rpm; Tração – Traseira; Alimentação – Carburador; Direção – Simples; Câmbio – Manual de 5 velocidades com alavanca no assoalho.
Embreagem – Monodisco a seco; Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso – 910 kg; Suspensão dianteira – Independente, braços sobrepostos – Mola helicoidal; Suspensão traseira – Eixo rígido – Mola helicoidal.
Comprimento – 4193 mm; Distância entre-eixos – 2395 mm; Largura – 1570 mm; Altura – 1324 mm; Aceleração de 0 a 100 – 14,1 Segundos; Velocidade máxima – 151,3 km/h; Consumo: Cidade 10,4 km/l – Estrada 13,7 km/l.
Autonomia: Cidade 603 km – Estrada 795 km; Porta malas – 323 Litros; Carga útil – Não informado; Tanque de combustível – 58 Litros; Valor atualizado Aproximado – R$ 85.000,00; Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos.