Opala 76 4 portas 4 cilindros de plaqueta mas com motor 6 cilindros. Unidades como a da matéria que passaram por um excelente processo de restauração, mas que tiveram seus motores originais substituídos: Onde se encaixam no mercado de carros clássicos?
O mercado de carros antigos no Brasil, se divide em diferentes níveis e nichos. Para muitos colecionadores, o veículo ainda tem que estar em estado de zero km, nunca ter passado por um processo de restauração, e seus adereços e equipamentos, muito próximo dos 100% de originalidade.
Este mercado, é muito competitivo, e de custo extremamente elevado, são os chamados colecionáveis de alto custo com valores de R$ 200.000,00 para cima. Mas no mundo dos clássicos existem muitas outras camadas, com diferentes gostos e níveis econômicos.
O segundo nível de colecionadores não menos exigentes, mas que tem um perfil que apreciam o belo visual de seu brinquedo, mas não exigem que o veículo ainda esteja em estado de zero km. São colecionadores e revendedores de clássicos, que aceitam unidades já restauradas, mas que ainda mantém as mesmas características de fábrica, com mesmo motor, peças e acessórios.
Já exemplares como o da nossa matéria o Chevrolet Opala 76 4 portas de plaqueta 4 cilindros e motor 6 cilindros, já ocupa um segmento de amantes opaleiros e colecionadores, que apreciam seu colecionável com um algo a mais. É bastante natural, proprietários durante o processo de restauração, substituírem seus motores de plaqueta, por outros de diferentes configurações e potência.
O processo de substituição de motores de unidades da família Opala existe desde a década de 1970. Começou no mercado de seminovos e usados, principalmente no segmento de frotistas e taxistas, onde unidades com motores 6 cilindros de plaqueta, tinham seu conjunto propulsor retirados e vendidos.
Com o dinheiro os proprietários compravam motores 2.5 4 cilindros e equipavam seus modelos, para terem uma melhor relação custo benefício ao rodarem na cidade no dia a dia, principalmente veículos que rodavam 24h como táxi.
Isso acabou criando entre as décadas de 1970 e 1980, um rentável mercado de motores da família Opala, oficinais e lojas principalmente nos grandes centros se especializavam em comprar, vender e substituir motores de Opalas e Caravan’s.
Se por um lado frotistas e taxistas trocavam seus motores 6 cilindros pelos de 4 cilindros. Por outro lado, proprietários e opaleiros, compravam esses mesmos motores e substituíam os motores de seus Opalas 4 cilindros de plaqueta, pelos ferozes motores 6 cilindros.
Um mercado que acabou funcionando como um relógio, beneficiando ambos os lados, cada um com seus interesses e necessidades. Basicamente o mesmo efeito se repete hoje no mercado de carros antigos.
Ficha Técnica – Opala 76 4 portas – Com números com motor 6 cilindros
Carroceria – GM Sedã; Porte – Grande; Portas – 4; Motor – 4.1 250; Cilindros – 6 em linha; Posição – Longitudinal; Combustível – Gasolina; Potência – 171 cv; Peso Torque – 36,0 kg/kgfm; Cilindrada – 4093 cm³.
Torque máximo – 32,5 kgfm a 2600 rpm; Potência Máxima – 4800 rpm; Tração – Traseira; Alimentação – Carburador; Direção – Simples; Câmbio – Manual, com alavanca na coluna de direção; Embreagem – Monodisco a seco.
Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso – 1170 kg; Suspensão dianteira – Independente, Braços sobrepostos – Mola helicoidal; Suspensão traseira – Eixo rígido – Mola helicoidal; Comprimento – 4580 mm.
Distância entre-eixos – 2667 mm; Largura – 1758 mm; Altura – 1384 mm; Aceleração de 0 a 100 – 11,7 Segundos; Velocidade máxima – 190 km/h; Consumo: Cidade 6 km/l – Estrada 8 km/l; Autonomia: Cidade 324 km – Estrada 432 km.
Porta malas – 430 Litros; Carga útil – Não informado; Tanque de combustível – 54 Litros; Valor atualizado Aproximado – R$ 425.000,00; – Preço para pessoa física. Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos.