Verge TS Ultra empresa revoluciona com conceito e visual futurista, saiba mais sobre a inovação da moto elétrica que impressionou entusiastas da tecnologia em feira anual. Edição de 2023 da CES Consumer Eletronics Show.
Conhecida como a maior feira de inovação e tecnologia do mundo, sediada anualmente em Las Vegas, nos Estados Unidos, trouxe diversas novidades que se espalham pelos mais variados setores do mercado, bem como lançou, a partir do evento, tendências globais no setor da tecnologia, entre outras.
A feira acontece desde junho de 1967, anteriormente com outro nome, “Consumer Electronics Show and Convention”, e ao longo dos anos o evento foi se expandindo e deixou de ser apenas um espaço disponível para exibição de varejistas e distribuidores, tornando-se uma vitrine fundamental para a indústria tecnológica de consumo eletrônico e lançamento de tendências.
Nesse cenário, o das tecnologias emergentes, a empresa Verge Motorcycles, da Finlândia, destacou-se este ano por apresentar a Verge TS Ultra, uma moto cujo motor elétrico é capaz de entregar uma potência de 150 kiloWatt e capacidade de autonomia de até 375 km pelo tempo de 25 minutos de recarga.
Este modelo é apenas um dos inúmeros alvos das inovações da marca finlandesa, que entrega motos elétricas capazes de percorrer longas distâncias mesmo em alta velocidade, ultrapassando até mesmo carros esportivos, como é o caso da Ferrari. A empresa vem apostando em modelos velozes, capazes de fazer 200 km/h e ir de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos, como é o caso do último lançamento.
A tecnologia que permite isso consiste na utilização de uma bateria maior e de um motor acoplado de maneira inovadora na roda traseira, diferenciados de outras motos elétricas, pois seu propulsor é construído dentro da roda, e não em um cubo central externo. Do ponto de vista tecnológico, a moto elétrica é vista de maneira inferior em função da redução de autonomia e velocidade concedidas pelas compactas baterias; esse, no entanto, é o maior diferencial dessa moto.
Afinal, a Verge TS Ultra demonstra que o desempenho de uma moto elétrica depende dos variados fatores que a compõem, incluindo o design do modelo, que pode ser utilizado como um recurso para projetar a eficiência da moto, como é o caso da finlandesa. A inovação não consiste apenas nos aspectos técnicos, pois o visual futurista impressiona e remonta a estética alternativa do cyberpunk.
A roda traseira também impressiona, pois conta com uma espécie de abertura onde normalmente há os eixos de roda. Seguindo os padrões de qualidade e preço, as primeiras unidades da moto devem chegar às lojas ainda em 2023, com valor médio de 44.900 euros; no Brasil, R$ 243 mil, se feita a conversão direta, já estrelando entre as 10 motos elétricas mais caras do mundo.
Do ponto de vista sustentável, a Verge mantém as motos elétricas atraentes, uma vez que reduzem a emissões de gases de efeito estufa por não possuírem um motor de combustão interna, diferentemente das motos convencionais a diesel ou à gasolina, que emitem dióxido de carbono (CO2) e outros poluentes enquanto utilizadas (as motos elétricas não emitem CO2).
Além disso, atestam uma eficiência energética superior às motos convencionais, por meio da conversão da energia da bateria em energia mecânica, trazendo maior eficiência em comparação com os motores de combustão interna. Isso significa que as motos elétricas podem alcançar distâncias maiores com menos energia.
De maneira geral, as empresas cada vez mais buscam se conscientizar sobre as questões ambientais que envolvem suas produções, lançando no mercado veículos que sejam menos agressivos ao meio ambiente. Das medidas tomadas, a fabricação de carros elétricos e motos elétricas híbridas é uma delas.
Além disso, também investem em materiais mais sustentáveis e métodos de produção mais limpos, tornando comum a crescente conscientização da indústria no que diz respeito à sustentabilidade. Nesse sentido, a Verge TS Ultra mantém a relevância do ponto de vista sustentável.
Vale ressaltar que as motos elétricas estão em constante evolução e em processo de acessibilidade, uma vez que atendem à demanda do mercado e ainda trazem os benefícios já citados. Ao passo em que a tecnologia avança, é esperado que novas incorporações sejam feitas, inclusive em outros setores em crescimento exponencial, como é o caso do mercado da energia fotovoltaica.
O lançamento da Verge TS Ultra é mais um passo da tecnologia em ascensão que tende a estar cada vez mais presente no cotidiano, auxiliando e facilitando a vida dos indivíduos de maneira cada vez mais comum.