Perua da Chevrolet colocou uma nova ordem no mercado dos utilitários no Brasil. Nem mesmo os mais otimistas do alto escalão da montadora no Brasil, Estados Unidos e nos principais países da Europa, poderiam imaginar o gigantesco sucesso.
O modelo chegou em 1975, lançar um veículo de grande porte e de alto custo, em um país de terceiro mundo com a fronteiras comerciais fechadas, foi um passo muito corajoso da Chevrolet .
A marca planejou inicialmente, vendas direcionadas para um público bastante específico, pessoa física da classe média alta e classe alta. Também vendas em grandes lotes direto da fábrica para cnpj e serviços públicos.
Mas com a crise do petróleo batendo a porta, veículos de grande porte com motores V8 e 6 cilindros como o irmão Chevrolet Veraneio, se tornaram uma preocupação para o uso no dia a dia.
A perua da Chevrolet, acabou se tornando um polivalente, a partir de 1976 as vendas em lotes direto da fábrica nas configurações 4 cilindros, aumentaram significativamente. As negociações de vendas com prefeituras, governos estaduais e governo federal, que seriam anuais, passaram a ser mês a mês.
O SW também acabou fazendo sucesso com vendas nas concessionárias na configuração 6 cilindros, direcionado ao público da classe alta, se tornou sinônimo de poder, ostentação, bom gosto e muito dinheiro no bolso.
O exemplar da matéria é um Chevrolet Caravan De Luxe na configuração de fábrica com o motor de 4 cilindros. mas no processo de restauração recebeu o motor de 6 cilindros.
Ficha Técnica – Perua da Chevrolet – Na configuração 6 cilindros de 1977
Carroceria – Chevrolet SW;
Porte – Grande;
Portas – 2;
Motor – 2.5 Cód 151-s;
Cilindros – 4 em linha;
Válvulas por cilindro – 2;
Posição – Longitudinal;
Combustível – Gasolina;
Potência – 98 cv;
Peso Torque – 57,9 kg/kgfm;
Cilindrada – 2474 cm³;
Torque máximo – 19,8 kgfm a 2600 rpm;
Potência Máxima – 4500 rpm;
Tração – Traseira;
Alimentação – Carburador;
Direção – Simples;
Câmbio – Manual de 4 velocidades, com alavanca no assoalho;
Embreagem – Monodisco a seco;
Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras;
Peso – 1146 kg;
Suspensão dianteira – Independente, Braços sobrepostos – Mola helicoidal;
Suspensão traseira – Eixo rígido – Mola helicoidal;
Comprimento – 4631 mm;
Distância entre-eixos – 2667 mm;
Largura – 1758 mm;
Altura – 1384 mm;
Aceleração de 0 a 100 – 17 Segundos;
Velocidade máxima – 155 km/h;
Consumo: Cidade 8 km/l – Estrada 11 km/l;
Autonomia: Cidade 432 km – Estrada 594 km;
Porta malas – 774 Litros;
Carga útil – Não informado;
Tanque de combustível – 54 Litros;
Valor atualizado Aproximado – R$ 235.829,00 – preço pessoa física;
Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos.