GM C 14 1973, um dos poucos utilitários que atendia a zona rural e urbana, pois mesmo diante de uma das piores épocas para estes veículos, com um péssimo combustível, ruas e estradas com péssima pavimentação e mais, fez um grande sucesso.
Desde o começo era conhecido como C-14 e teve mais três versões: a C-15, com maior comprimento do chassi, a C-1414 de cabine dupla, e a SUV C-1416, a queridíssima Veraneio, de cabine fechada e uso misto, que foi largamente utilizada como viatura policial.
O que fez este exemplar se destacar é que mesmo diante de uma situação tão complicada para picapes, a C-14 conseguia lidar muito bem com as ruas de paralelepípedo, estradas de chão batido e as asfaltadas com má qualidade e com um combustível igualmente de baixa qualidade.
Ainda por cima, mesmo não deixando as péssimas condições a afetarem, para trabalhos rurais o modelo sem carroceria podia ser facilmente adaptado com uma caçamba de madeira ou prancha assoalho. O preço sugerido pela montadora é de R$ 147.429,00.
Seu ponto negativo era em ‘partidas a frio’, onde em épocas de muito frio o motor muito gelado trazia alguns problemas para sua fama. Fora isso, em curvas muito fechadas não tinha muita estabilidade e tremia bastante, mas isto não afetou seu desempenho muito menos suas vendas.
Ficha Técnica – GM C 14 1973
Carroceria Picape;
Porte Grande;
2 portas;
Motor Chevrolet 4.3;
Cilindros 6 em linha;
Longitudinal;
Tuchos Hidráulicos;
Tração traseira;
Combustível Gasolina;
Carburador;
Direção Simples;
Câmbio manual de 3 marchas;
Embreagem monodisco a seco;
Freios a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras;
Peso 1570 kg;
Potência 149 cv;
Potência Máxima 4800 rpm;
De 0 a 100 – 20 Segundos;
Velocidade máxima 130 km/h;
Consumo Consumo na Cidade 5 km/l – Estrada 6 km/l;
Porta malas 750 Litros;
Carga útil 750 kg;
Tanque de combustível 88 Litros;