Volkswagen Gol CL 1987 ano de importante transição do Hatch compacto da montadora alemã em 1987 Volkswagen colocou fim na produção do Volkswagen Gol BX refrigerado a ar. No mesmo ano o modelo recebe novo acabamento externo para-choques envolvente e a nova frente quadrada e no acabamento interno modelo se manteve o mesmo da linha de 1985/1986.
O motivo era que ainda vivíamos na época das Fronteiras comerciais fechadas, pois para a montadora fazer qualquer mudança técnica ou tecnológica nos modelos e alteração de preço precisava de uma autorização do Governo Federal. Essa utilização de aumento de preço chegou parcial, então a montadora não fez o upgrade no visual interno colocando o famoso painel do Volkswagen Polo alemão que só chegou no ano de 1988.
Uma curiosidade sobre o Volkswagen Gol no ano de 1987 foi o lançamento da versão do Gol C para CNPJ. Para muitos o pesadelo do câmbio 4 marchas havia acabado, mas não acabou. Em 1987 o Gol CL equipada com câmbio 4 marchas bancos em vinil sem encosto de cabeça uma versão direcionada para empresas privadas e órgãos públicos.
Ainda no mesmo ano toda a minha BX Volkswagen Gol Voyage, Parati e Saveiro ganharam novas nomenclaturas: A versão S passou a ser CL. A versão LS GL. A versão GLS que havia sido descontinuada em 1984 voltou em 1987 como as versões top de linha do Volkswagen Voyage e Volkswagen Parati e o Gol GT 1.8 também ganhou um upgrade no visual externo e é renomeado como o Gol GTS 1.8.
A unidade aqui da matéria o Gol CL 1.6 D 1987 vem equipado com o motor AP 1.6 a álcool de 90 cavalos e o motor AP 1.6 a gasolina de 86 cavalos. O modelo vinha de série com o relógio analógico, encosto de cabeça nos bancos dianteiros e opcional para desembaçador elétrico do vidro traseiro e limpador do vidro traseiro.