Chevrolet A10 1982 a picape a álcool no auge do proálcool. Entre a década de 80 até 90 os veículos que rodavam a álcool recebiam grande atenção e muitas vezes tomavam a frente do mercado automobilístico, mas rodar só a etanol, por exemplo, trazia muitas dificuldades.
Como se já não bastasse um consumo de combustível de apenas 3 km/l, que não impressionava naquela época, os veículos a álcool demoravam muito pra seu motor aquecer, mesmo com suas jornadas matinais levavam bons minutos para estar pronto.
Vale a pena lembrar o porque este tipo de veículo foi muito emplacado na época. Em 1980 a 1990 (na verdade, até hoje) o preço da gasolina era muito alto, então carros que rodavam apenas a álcool era uma ótima opção, uma vez que o mesmo saía muito mais em conta.
Como se já não bastasse seu combustível ser ‘melhor’, o preço do automóvel em si era naturalmente mais barato que os modelos a combustão, gerando assim a tendência que marcou uma década inteira, ou mais.
Infelizmente todas as vantagens logo desapareceram. Com a falta do sucesso do A20 e o valor do álcool e gasolina ficando cada vez mais próximos juntamente com algumas limitações que o motor a álcool possui. O preço sugerido pela montadora é de R$ 23.000,00.
Ficha Técnica – Chevrolet A10 1984
Carroceria Picape;
Porte Médio;
2 portas;
Motor 2.5 – código 151;
Cilindros 4 em linha;
Longitudinal;
Tuchos Hidráulicos;
Tração Traseira;
Combustível Álcool;
Carburador;
Direção Simples – Opcional hidráulica
Câmbio manual de 4 marchas;
Embreagem monodisco a seco;
Freios a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras;
Peso 1570 kg;
Potência 90 cv;
Potência Máxima 4000 rpm;
De 0 a 100 – 30 Segundos;
Velocidade máxima 130 km/h;
Consumo na Cidade 4 km/l – Estrada 5 km/l;
Porta malas 750 Litros;
Carga útil 750 kg;
Tanque de combustível 88 Litros;