fbpx
Pular para o conteúdo

Vídeo Del Rey Ghia 91 O último ano de produção do médio da Ford

Vídeo Del Rey Ghia 91 O último ano de produção do médio da Ford
Compartilhe

Hoje, nós vamos ao ano de 1991 falar sobre Del Rey Ghia, o último ano de produção do médio da Ford. Ele chegou no mercado em 1981, causando um grande frisson nos fãs da montadora americana e agradou até os críticos da Ford.

Anúncio

O modelo na prática era um Corcel 2 sedan com uma suspensão mais atualizada e o acabamento mais requintado e luxuoso, o problema é que a Ford manteve o mesmo motor, Cléon Fote que equipava a família Corcel, posteriormente rebatizado de CHT, ganhou um novo upgrade e um pouco mais de potência.

Mesmo sem o motor com fôlego á altura do luxo e conforto que o carro oferecia, o modelo foi um verdadeiro sucesso em todo o Brasil, para ter uma ideia, no ano de 1982 ao lado do Volkswagen Voyage, passou a ser o carro nacional mais caro para seguradoras, o motivo é que tanto compacto da Volkswagen como médio da Ford entraram na lista dos veículos mais roubados do Brasil.

Entre os anos de 1981 e 1983, o Ford Corcel 2 e Ford Del Rey com motores a álcool, atingiram os seus maiores picos de vendas, na época, para conseguir comprar uma unidade zero km de um dos dois modelos, a fila de espera dependendo da região do Brasil, poderia chegar até quatro meses.

Já em 1984 com a chegada dos motores 1.8 do modelo sedan da família Monza e lançamento da segunda geração da família Passat aqui no Brasil, o Volkswagen Santana, o Ford Del Rey acabou se tornando desatualizado, então de 1985 em diante, as vendas despencaram.

Ainda em 1984 a matriz da Ford nos Estados Unidos continuava se negando a mandar para o Brasil, os motores europeus que poderiam equipar a família Escort, Corcel e Del Rey, o motor Kent 1.6 que equipava o Fiesta Xr2, o próprio motor Zetec.

Mesmo com todo o luxo e conforto que o Del Rey oferecia e o grande número de fãs espalhados por todo o Brasil, o modelo sem um conjunto de motor e câmbio a altura, não conseguia se manter no mercado, mas a solução veio entre os anos de 1988 e 1989 com a famosa parceria entre Ford e Volkswagen, à autolatina.

Quando o Del Rey finalmente recebe um motor com mais fôlego, o AP 1.8, não era bem o que os fãs da montadora Ford queriam, o motor da concorrente em seu carro, mas era a única solução naquele momento.

O carro se tornou um verdadeiro navegador silencioso equipado com um motor AP 1800, muito mais ágil e robusto, principalmente com quatro adultos e porta-malas cheio, era o fim da falta de fôlego em subidas.

Mas em 1991 com a chegada do Ford Versailles e outros modelos mais atualizados, a Ford decide por um fim na produção do Ford Del Rey, o bem-sucedido sedã que embalou sonhos de toda uma geração durante a década de 1980.

A unidade da matéria, Ford Del Rey Ghia 1991, foi uma das últimas unidades a sair da linha de montagem, equipado com motor 1.8 de 87 cv a gasolina.

No acabamento interno o Del Rey era um show, o tradicional relógio no teto com os mostradores azuis, embutido no mesmo conjunto com lentes de luz de leitura, o acabamento dos bancos em um tecido aveludado com encosto de cabeça para quatro passageiros e o painel com mostradores muito bem localizados com conta-giros e um lindo visual, o modelo ainda contava com direção hidráulica e ar-condicionado.

Vídeo Del Rey Ghia 91 O último ano de produção do médio da Ford
Vídeo Del Rey Ghia 91 O último ano de produção do médio da Ford

Carros antigos

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos