Nos anos 80 a Ford não lançava carros com motores de alta potência, o máximo que seus clientes conseguiam era um motor CHT 1.6, motores 1.8, 2.0 ou com potência superior nem pensar.
Mas nem sempre foi assim, nos anos 70 o DNA da Ford era motores grandes, potentes e muito rápidos, a prova foi o lindo, rápido e forte Maverick GT 5.0 V8.
No início e no meio dos anos 70, de cada 10 jovens 10 sonhavam em acelerar fundo em um esportivo como o Maverick.
Com um potente e pesado motor 5.0 V8 na frente, rodas grandes, pneus largo, suspensão traseira em feixes de mola e tração traseira, deixavam o carro colado no chão, pronto para voar baixo.
O nosso Maverick tinha cara de esportivo norte americano, potente, beberão, nível de ruido alto, com um ronco para impor respeito, na versão 5.0 V8, gerava incríveis 197 CV de força.
O maior defeito de projeto, era a pouca visão no vidro traseiro, e os retrovisores que ofereciam pouca visibilidade, mas quem quer saber de ficar olhando para trás tendo um 5.0 V8 pronto para acelerar debaixo do capô dianteiro.
Deixando um pouco de lado toda a potência do Ford Maverick, ele também oferecia um conjunto de itens para o conforto do motorista e passageiro, bancos em imitação de couro, volante esportivo, por sinal de muito bom gosto, acabamento de portas e interior de luxo para a época, o carro também oferecia cores atraentes.
Para quem não se importava em abastecer toda aquela usina de força, e curtia muita potência e um ronco forte, o Ford Maverick era a escolha certa.
Mas com a chegada do final dos anos 70 e início dos anos 80, com o alto custo da gasolina, e com a chegada do combustível derivado da cana de açúcar, o álcool, carros como Dodge V8, Ford Maverick e Ford Landau, perderam seu espaço no mercado, chegava a vez dos pequenos e médios, fracos e baratos, como Fiat 147, Ford Corcel e a linha Volkswagen.
Ficha Técnica – Maverick 5.0 V8
Carroceria Coupé.
Grande porte.
Duas portas.
Motor Windsor 302
Cilindros V8 5.0.
Tração Traseira.
Combustível Gasolina.
Carburador.
Direção Hidráulica.
Câmbio manual de 4 marchas.
Freios a disco ventilado nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras.
Peso 1390 KG.
Potência 199 CV.
De 0 a 100 – 10,8 Segundos.
Velocidade máxima 185 KM/h.
Consumo Cidade 4,5 KM/L Estrada 6 KM/L – Com o carro sem carga.
Porta malas 417 Litros.
Carga útil Não informado.
Tanque de combustível 100 Litros.
Preço atualizado aproximado Não informado.
Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária.
Motor Tudo somos todos um só, o maior e melhor conteúdo de carros clássicos e carros japoneses do Brasil. Notícias, Fichas Técnica, fotos e novidades do mercado.