Em 1973 a Volkswagen lança a segunda versão da Variant TL 2, com nova frente.
No início dos anos 70 o motor refrigerado a ar ainda era visto como bom, barato e eficiente, a série de modelos Volkswagen baseados no Fusca era grande, Variant, Variant TL, Volkswagen 1600 o famoso Zé do caixão, Kombi e o próprio Fusca.
Mas algumas mudanças já eram necessárias na ocasião, a montadora deu frente nova a Variant TL, que se tornou mais jovem e atrativa e passou a ser chamada de TL 2.
Os novos modelos Volkswagen 1600 também ganharam carburadores mais eficientes e novos detalhes no painel.
Algumas coisas sempre me encantaram na linha vw 1600, a primeira era o volante feito com um material que era imitação de marfim, muito bonito e elegante, porém mortal em acidentes com impacto mais forte, outro detalhe foi que a posição que se montava o motor da Variant TL e seu escapamento sendo original e em perfeito estado, o carro ficava com um ruido interno agradável.
Para o final dos anos 60 e início dos anos 70 um carro bonito e que conseguia chegar a incríveis 110 KM/h era uma verdadeira ostentação para a época.
Na mesma época também foi lançado o modelo 4 portas, que era largamente vendido a taxistas.
Mas com a evolução do mercado em 1974 a montadora começa a produzir a linha Passat, com motor refrigerado a água e uma estrutura moderna.
Não chamavam de TL 2…a propaganda dizia TL 2 portas
O TL e a Variant mudaram de frente nos modelos 1972,
E, 1973 as modificações foram saídas de ar nas colunas traseiras e novas lanternas traseiras;
Em 1974 novo volante e perderam as calotas, subistituidas por cubinhos de plástico metalizado , que em 1975 foram substituídos pela cor preta.