Em 1989 o Del Rey atinge o auge em conforto e performance, o Monza se mantem como o médio de luxo mais bem sucedido dos anos 80, o preço nas concessionárias naquele ano tanto na versão DEl Rey Ghia AP 1.8 como no Monza SL/E 2.0 eram bastante próximos então escolha o seu preferido.
Caminhos diferentes no processo evolutivo, o Monza nasceu bem, e se manteve assim até 1989 com poucas modificações, já o Del Rey teve vários tombos em seu caminho por falta de um motor e câmbio mais modernos, seu auge só chegou com a Autolatina em 1989.
No último ano da década de 80 os médios de luxo mais desejado eram Santana 2000, Del Rey 1.8 e Monza 2.0, todos estavam bem equilibrados na balança da qualidade, mas aqui vamos tratar apenas dos modelos Chevrolet e Ford.
Vamos lembrar que são modelos 2.0 e 1.8 por isso pequenas diferenças em alguns números.
Desempenho.
- Peso – Monza 1100 KG – Del Rey 1080 KG.
- De 0 a 100 – Monza 12 Segundos – DeL Rey 13,5 Segundos.
- Velocidade Máxima Monza 170 Km/h – Del Rey 160 Km/h
Consumo.
- Monza – Cidade 6.0 KM/L Estrada 09 Km/L.
- Del Rey – Cidade 7.4 KM/L Estrada 10 Km/L.
Estabilidade.
- Monza – Era mais estável em curvas de alta, tinha uma suspensão mais precisa, em curvas de baixa ambos se equiparavam.
- Del Rey – Por ter uma suspensão mais macia e confortável pagava o preço, em curvas de alta o motorista tinha que ficar mais atento a saídas de traseira, em curvas de baixa se equiparava ao seu concorrente.
Direção.
- Monza – Hidráulica macia e precisa em altas velocidades.
- Del Rey – Hidráulica macia e precisa em altas velocidades.
Conforto.
- Monza – Tinha uma leve vantagem no conforto ao dirigir na estrada em longas distâncias, na cidade essa pequena vantagem era do Del Rey, por ter um conjunto um pouco mais leve e macio.
- Del Rey – Levava uma pequena vantagem na cidade por ser mais leve e macio, mas na estrada a vantagem ficava para o Monza.
Acabamento Interno.
- Monza – Tinha um visual mais executivo, os mostradores e botões de comandos eram muito eficientes e de fácil visualização.
- Del Rey – Tinha um visual mais esporte fino, os mostradores e botões de comandos eram muito eficientes e de fácil visualização.
Ambos ainda traziam o estilo do início anos 80 em seu acabamento.
Estrutura e acabamento Externo.
- Monza – Tinha uma estrutura um pouco mais moderna, no início dos anos 80 era um projeto novo e atualizado para a América do Sul, tinha um visual e uma estrutura um pouco mais moderna, em relação ao médio da Ford.
- Del Rey – Baseado no Corcel II ainda tinha uma estrutura muito boa para o final dos anos 80, mas ficava um passo a trás de seu concorrente.
Motor.
- Monza – Motor 2.0 Família 2 Chevrolet – forte e confiável, mas consumindo um pouco mais que o AP VW.
- Del Rey – Motor 1.8 AP VW era o motor mais robusto no final dos anos 80, menor consumo e muito eficiente.
- Se ambos estivessem no teste com motor 1.8 os resultados seriam praticamente os mesmos, sendo que o Del rey levaria uma pequena vantagem em retomadas e consumo.
Motor Tudo – Comparativo – Monza SL/E 2.0 1989 e Del Rey Ghia 1.8 1989.
Carros dos anos 80 – Carros Clássicos brasileiros.
Acho que os numeros do item consumo estao invertidos, não condizem com as informações do item motor. Belos carros!