Mesmo estando entre os 12 modelos zero km, mais emplacados em solo brasileiro, a montadora colocou fim no besouro, com a versão Fusca série ouro 1996, uma série especial com 1500 unidades produzidas.
O besouro alemão, já apresentava uma estrutura bastante desatualizada para a década de 1990, novas legislações estavam sendo aplicadas a indústria automobilística nacional. E outras entrariam em vigor até o final da década e início dos anos 2000, itens de luxo e segurança que não seriam mais possíveis agregar ao ultrapassado projeto.
Em 1996 a montadora resolve descontinuar definitivamente o modelo, e lança a versão especial Fusca série ouro 1996.
Além da estrutura já ultrapassada, outros fatores contribuíram para o fim da produção, a necessidade da montadora de ampliar a produção de carros 1.0 e achegada de novos modelos, além da diferença de preço entre o Gol 1000 e Fusca nos anos de 1994 a 1996, que era mínima.
O Fusca Série Ouro trazia, faróis de neblina dianteiros, interior (bancos, forros de porta) do Pointer, volante do VW Gol e Parati Bola, painel com fundo branco + relógio analógico, porta objetos nas portas, desembaçador elétrico do vidro traseiro, janelas traseiras basculantes, vidros verdes, lanternas traseiras fumê.
Desempenho
O motor VW Box 1.6, modelo tork, ganhava fôlego e agilidade com as adaptações para a década de 1990, utilizando um silencioso com catalizador, na saída do escapamento, ficou com um nível de ruído mais baixo.
Na estrada era mais eficiente e seguro em ultrapassagens e retomadas, indo de 0 a 100 em 14,3 segundos, e velocidade final de 140,2 km/h.
O desempenho em curvas de alta e a estabilidade em retas era basicamente a mesma do modelo do final da década de 1980, com exceção das versões equipadas com amortecedores turbo gás, que dava ao besouro um pouco mais de eficiência.
Acabamento Externo
Frente com faróis redondos de lentes planas, embutidos em moldura cromada;
Setas dianteiras sobre os para – lamas com corpo de acrílico;
Para – choques em lâminas de aço carbono, cromados;
Luzes de longo alcance, sobre os para – choques dianteiros – Opcional;
Rodas de aço tradicionais Família 1600;
Retrovisor preto de plástico estilo raquete, com ajuste manual;
Maçanetas na cor grafite;
Adesivo amarelo em toda a extensão lateral do carro;
Lanternas traseiras tricolor fumê com Luz de ré, “Fafá”;
Logo “Volkswagen” e “Fusca” na tampa do motor;
Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection
Acabamento Interno
Painel com acabamento em plástico, mostradores básicos em escala quadrada + relógio analógico, com fundo branco;
Volante de dois raios, espumado do Gol e Parati Bola;
Acendedor de cigarros e cinzeiro embutido no painel;
Ventilador;
Acabamento de portas em vinil, em tons cinza;
Acabamento dos bancos com a mesma estampa e molde do pointer;
Encosto de cabeça no banco dianteiro com regulagem de altura;
Desembaçador elétrico do vidro traseiro;
Assoalho acarpetado.
Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection
Ficha Técnica – Fusca série ouro 1996
Carroceria VW;
Porte Compacto;
2 portas;
Motor VW Boxer 1600 refrigerado a ar – modelo Tork;
Cilindros 4 opostos horizontalmente;
Válvulas por cilindro – 2;
Longitudinal;
Tuchos Mecânicos;
Tração Traseira;
Combustível Gasolina;
Carburador;
Direção Simples;
Câmbio manual de 4 marchas;
Embreagem monodisco a seco;
Freios a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras;
Peso 796 kg;
Potência 58,7 cv;
11,9 kgfm a 2800 rpm;
Potência Máxima 4300 rpm;
De 0 a 100 – 14,3 Segundos;
Velocidade máxima 140,2 km/h;
Consumo na Cidade 8,4 km/l – Estrada 9,7 km/l;
Autonomia: Cidade 344,4 km – Estrada 397,7 km;
Porta malas 141 Litros;
Carga útil Não informado;
Tanque de combustível 41 Litros;
Preço atualizado – Não informado;
Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária.
Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection Imagens Pastore Car Collection
Motor Tudo – Fusca Série Ouro 1996
O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos brasileiros.
Carros Clássicos Brasil – Fusca Itamar
Qto custa
O Motor Tudo NÃO trabalha com vendas ou qualquer outro tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos brasileiros, leia a matéria na integra com atenção que entenderá. Obrigado
Belíssima versão de um lendário, fusca sempre❤⚓
Tenho um ano 1982, será que acho o manual dele desse ano..
Ola José, você terá que procurar no Mercado livre, regularmente tem anúncios de pessoas vendendo manual de carros clássicos.
Mas nem sempre conseguimos encontrar rápido, procure verificar no Mercado livre toda semana, em algum momento você vai encontrar.
Olha o interior com acabamento refinado, digno fusca dos anos 90s!
Muito bom.
Concordo