Configuração: VW Fox; versão SW 1.8; porte Compacto; Cor Verde metálico; ano 1988, Veículo tipo exportação. País de destino Estados Unidos.
Volkswagen Fox SW 1.8 USA, a nossa Parati com milhares de modificações encantou a terra do Tio Sam.
Aproveitando uma brecha no mercado norte americano, a Volkswagen precisava de uma linha de carros pequenos, eficiente e muito econômica, e encontrou aqui no Brasil.
Na segunda metade da década de 1980, iniciou uma nova tendência no mercado norte americano, carros menores, econômicos, rápidos e confiáveis.
O americano estava deixando para trás o habito de carrões caros e beberrões, de olho no novo mercado, a montadora Volkswagen tinha o carro certo no momento certo, encontrou a família BX, Voyage e Parati.
Mas haviam alguns obstáculos pelo caminho, o primeiro era que o nome Voyage já estava sendo utilizado por lá por outra montadora, a saída foi utilizar o nome já patenteado pela montadora alemã, o FOX.
Ainda existiam outros dois problemas, a adaptação das rígidas leis de segurança e meio ambiente dos Estados Unidos, e ainda transformar o modelo brasileiro em um carro que agradasse tecnologicamente os gringos, para poder sobreviver em um mercado tão rico e concorrido.
A nossa linha BX acabou passando por milhares de modificações, elétricas, mecânicas e estruturais, ganhando até injeção eletrônica monoponto e posteriormente multiponto.
Desempenho
Estabilidade – O conjunto do projeto, dava ao carro uma ótima estabilidade, mesmo sendo uma plataforma desenvolvida no final da década de 1970, ainda era considerado atualizado para a década de 1980.
Motor – Utilizando o motor VW AP 1.8 de 96 cv a gasolina, era robusto, rápido e de manutenção relativamente barata, para os padrões norte americanos.
Câmbio – O câmbio manual de 5 velocidades, era de relações bastante elásticas dando ao carro um ar mais esportivo, os engates eram precisos e macios, mesmo em trocas rápidas ai se mantinha eficiente.
Retomadas e ultrapassagens – Com um motor elástico com muito fôlego que respondia muito bem ao pedal do acelerador, era seguro e confiável.
Consumo – Para um motor 1.8 a gasolina, fazer 9,2 km/l na cidade, era um consumo dentro do esperado para um compacto.
Ficha Técnica
- Carroceria – SW;
- Porte – Compacto;
- Portas – 2;
- Motor – AP 1.8;
- Cilindros – 4 em linha;
- Posição – Longitudinal;
- Combustível – Gasolina;
- Potência – 96 cv;
- Peso Torque – 67,8 kg/kgfm;
- Cilindrada – 1781 cm³;
- Torque máximo – 14,9 kgfm a 3500 rpm;
- Potência Máxima – 5500 rpm;
- Tração – Dianteira;
- Alimentação – Injeção monoponto;
- Direção – Hidráulica;
- Câmbio – Manual de 5 velocidades com alavanca no assoalho;
- Embreagem – Monodisco a seco;
- Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras;
- Peso – 980 kg;
- Suspensão dianteira – Independente, McPherson – Mola helicoidal;
- Suspensão traseira – Eixo torção – Mola helicoidal;
- Comprimento – 4079 mm;
- Distância entre-eixos – 2358 mm;
- Largura – 1624 mm;
- Altura – 1445 mm;
- Aceleração de 0 a 100 – 10,5 Segundos;
- Velocidade máxima – 180 km/h;
- Consumo: Cidade 9 km/l – Estrada 12 km/l;
- Autonomia: Cidade 452 km – Estrada 638 km;
- Porta malas – 530 Litros;
- Carga útil – 460 kg;
- Tanque de combustível – 55 Litros;
- Preço atualizado Aproximado – Não informado;
- Preço atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
Imagens reginaldodecampinas.com.br