No ano de despedida do VW Fusca, o modelo foi o 27º carro mais vendido em solo brasileiro, emplacando em todas as suas versões e configurações, 6.524 unidades.
Antes de ser descontinuado, o Fusca trazia um pacote de opcionais específico, disponível apenas para a versão Luxo 3, de 1995 e 1996.
Lanternas traseiras fumê, janelas traseiras basculantes, laterais de portas com bolsa e carpete, desembaçador elétrico do vidro traseiro, relógio analógico no painel e rádio toca fitas Volksline, com memória. A unidade da matéria ganhou do proprietário instalação de teto solar.
Mesmo não sendo mais um líder em vendas, nem a primeira opção de compra dos brasileiros. Entre os anos de 1995 e 1996, ficou entre os 20 carros mais comercializados do Brasil, com um número de unidades emplacadas, afrente até mesmo de muitos importados compactos.
Em seu retorno na geração Fusca Itamar, o besouro ganhou diversas atualizações. Mesmo com tantas inovações, a estrutura já ultrapassada do Fusca, esbarrou em um mercado já bastante atualizado, em meio a Chevrolet Corsa, Fiat Uno e Gol Bola, que ofereciam diversas opções de modelos.
Desempenho
Estabilidade – O conjunto do projeto, era relativamente eficiente, mas considerando a tecnologia da década de 1990, estava um passo atrás de seus concorrentes.
Motor – O motor Volkswagen Boxer 1600 Tork, era de manutenção descomplicada e de custo relativamente baixo, entregava um bom desempenho para um modelo popular de entrada.
Câmbio – Era de engates precisos e macio, e exigia pouca manutenção.
Retomadas e ultrapassagens – Atendia as expectativas para um compacto popular de entrada, mas em pistas de mão dupla, coma carga útil máxima, era sempre bom o motorista negociar bem as ultrapassagens.
Consumo – Para um motor 1600 de um modelo compacto, se esperava um consumo mais moderado, 8,4 km/l na cidade não era muito atraente, mas estava dentro do esperado.
Ficha Técnica
- Carroceria – Sedã;
- Porte – Compacto;
- Portas – 2;
- Motor – VW Boxer 1600 Tork;
- Cilindros – 4 Opostos horizontalmente;
- Válvulas por cilindro – 2;
- Posição – Longitudinal;
- Peso/torque – 66,9 kg/kgfm;
- Tração – Traseira;
- Combustível – Gasolina;
- Alimentação – Carburador;
- Direção – Simples;
- Câmbio – Manual de 4 velocidades, alavanca no assoalho;
- Embreagem – Monodisco a seco;
- Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras;
- Peso – 796 kg;
- Comprimento – 4050 mm;
- Distância entre-eixos – 2400 mm;
- Largura – 1540 mm;
- Altura – 1500 mm;
- Potência – 58,7 cv;
- Cilindrada – 1584 cm³;
- Torque máximo – 11,9 kgfm a 2800 rpm;
- Potência Máxima – 4300 rpm;
- Aceleração de 0 a 100 – 14,3 Segundos;
- Velocidade máxima – 140,2 km/h;
- Consumo: Cidade 8,4 km/l – Estrada 9,7 km/l;
- Autonomia: Cidade 344 km – Estrada 398 km;
- Porta malas – 141 Litros;
- Carga útil – 380 kg;
- Tanque de combustível – 41 Litros;
- Valor atualizado Aproximado – R$ 83.728,00.
- Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
Imagens – franzveiculosantigos.com.br