Charger americano a segunda geração, o modelo da série de TV os Gatões: O exemplar é do ano de 1968, primeiro ano da segunda geração norte americana com o motor original Bigblock V8 – 383.
Existe uma certa confusão por parte de alguns apaixonados pelo modelo em relação a primeira geração. Entre os anos de 1964 e 1965, a marca coloca poucas unidades nas concessionárias e em salões de automóvel.
Essas primeiras unidades, eram modelos “carro conceito”, por abrigar motores muito potentes e modernos, além de um visual diferenciado para a época.
Em 1965, a Dodge, finaliza seu trabalho de pesquisa de mercado, e inicia a produção em massa, o primeiro Charger V8 já como modelo 1966, essa primeira geração durou até 1967.
A segunda geração Charger americano, chegou em 1968 e durou até 1970. Fez parte da série de TV os gatões da década de 1980.
Galeria de Fotos 1 – Imagens lartbr.com.br
O modelo utilizado pela equipe de produção da série, na teoria era um Dodge Charge 1969. Mas durante os 5 anos de gravações, foram utilizados dezenas de unidades Charger produzidas entre os anos de 1968 e 1970.
O motivo era que a cada dois ou três episódios, em cenas onde o carro caia de algum penhasco ou saltava de alguma rampa, era totalmente destruído, e a equipe de produção comprava outra unidade, pintava e deixava pronta para o próximo episódio.
Sendo assim dezenas de Dodge Charger americano da segunda geração, foram destruídos entre os anos de 1979 e 1984. A série no Brasil foi apresentada na TV entre os anos de 1981 e 1986.
Voltando a falar da unidade da nossa matéria, o modelo foi largamente comercializado nos Estados Unidos, Canadá e Austrália.
Já na América do Sul, alguns países tiveram importação da mesma configuração da terra do Tio Sam, como a Argentina, Venezuela e Uruguai.
Para o Brasil, o Grupo Dodge Chrysler, projetou uma versão mais econômica, motor menor, carroceria com menos equipamentos e com dimensões menores, para atender a realidade do nosso mercado.
Hoje, a fama e o respeito do público, principalmente dos modelos produzidos nos Estados Unidos, ainda perdura. Em 2022 a marca chegou a oficializar o fim da produção dos motores V8, para entrar na era dos carros elétricos.
Mas a poucos meses, a marca volta atrás e resolve lançar mais um Muscle Car com motor a combustão, o novo Dodge Charge com motor 3.0 de 6 cilindros em linha biturbo, com impressionantes 557 cv líquidos.
Galeria de Fotos 2 – Imagens lartbr.com.br
Ficha Técnica – Dodge Charger americano – Ano 1968
Carroceria – Cupê; Porte – Grande; Portas – 2; Motor – V8 Magnum 383; Cilindros – 8 em V; Posição – Longitudinal; Torque – 515.0 Nm or 379 lb.ft.
Tração – Traseira; Combustível – Gasolina; Alimentação – Carburador; Direção – Hidráulica; Câmbio – Automático de 3 velocidades, alavanca no assoalho.
Embreagem – Conversor de torque; Freios – Freio a tambor nas 4 rodas; Peso – N/D; Comprimento – N/D; Distância entre-eixos – 2970 mm.
Potência – 340 CV; Cilindrada – 7206 cm3 ; Taxa de Compressão – 10.00; Potência Máxima – 4600 rpm; Aceleração de 0 a 100 – 8,2 Segundos.
Velocidade máxima – 210 km/h; Consumo: Cidade 4 km/l – Estrada 7 km/l; Autonomia: Cidade N/D – Estrada N/D; Porta malas – N/D; Carga útil – 450 kg; Tanque de combustível – N/D; Valor atualizado Aproximado – N/D.
Motor Tudo somos todos um só, o maior e melhor conteúdo de carros clássicos do Brasil. Classificados, Notícias, Fichas Técnica, fotos, vídeos de carros antigos e novidades do mercado.