Fusca para o dia a dia se torna cada vez mais procurado: O besouro volta a aparecer com bem mais frequência nas ruas de diferentes cidades do país.
Independente se é um exemplar destinado ao mercado de carros antigos, ou segmento de carros usados, a relação custo benefício e a simpatia do público pelo carro, são os principais fatores.
Entre os anos 2000 e 2022, o VW Fusca simplesmente havia desaparecia de circulação, as raras aparições do besouro eram em eventos de carros clássicos, ou em rolezinho de fim de semana.
Fazendo em média 6 km/l na cidade com gasolina, e com uma manutenção descomplicada e barata, rodar no dia a dia com um Fusca volta a ser bastante atrativo.
As versões com os motores 1500 e 1600, alcançam velocidade final de 125 km/k e 130 km/h, conseguindo acompanhar bem o trânsito nas grandes avenidas nos grandes centros.
Galeria de Fotos 1 – Imagens lartbr.com.br
Já para cidades com avenidas mais curtas, principalmente com ruas de paralelepípedo, ou de chão batido, o Fusca ainda oferece a suspensão ideal.
O modelo da Volkswagen, sobe e desce ladeiras sem perder o fôlego, encara ruas com piso irregular como se fosse um mini Jipe.
Mas existem dois grandes problemas para quem quer ter um Fusca para o dia a dia: O primeiro é encontrar uma unidade em bom estado de conservação a um preço que caiba em seu bolso.
O besouro vem sendo muito valorizado nos dois últimos anos, tanto no mercado de carros usados como no segmento de carros antigos.
O segundo problema, é o mesmo que enfrentam proprietários com carros com mais de 20 anos de uso, conseguir um seguro para o veículo se torna quase impossível.
Trafegar pelas ruas ou estradas, sem um seguro para terceiros, pode ocasionar grandes dores de cabeça. Em casos de atropelamento ou colisão com outro veículo, principalmente de custo mais elevado, pode sair muito caro.
A solução seria contratar uma seguradora especializada em seguro de carros antigos. Mas os valores são bem salgados, e a cobertura não é total.
Independente das vantagens e desvantagens, o VW Fusca vem aparecendo cada vez mais nas ruas, como primeira opção para o dia a dia. Isso aquece bem o mercado de peças e vendas de carros antigos e usados.
Galeria de Fotos 2 – Imagens lartbr.com.br
Ficha Técnica – Volkswagen Fusca 1500 – Ano 1974
Carroceria – VW Sedã; Porte – Compacto; Portas – 2; Motor – Volkswagen Boxer 1500; Cilindros – 4 opostos na horizontalmente; Válvulas por cilindro – 2; Posição – Longitudinal; Combustível – Gasolina; Potência – 52 cv; Peso Torque – 77,7 kg/kgfm.
Cilindrada – 1493 cm³; Torque máximo – 10,3 kgfm a 2600 rpm; Potência Máxima – 4600 rpm; Tração – Traseira; Alimentação – Carburador; Direção – Simples; Câmbio – Manual de 4 velocidades com alavanca no assoalho.
Embreagem – Monodisco a seco; Freios – Freio a tambor nas 4 rodas; Peso – 800 kg; Suspensão dianteira – Independente, braços arrastados – Barra de torção; Suspensão traseira – Independente semi-eixo oscilante – Barra de torção.
Comprimento – 4026 mm; Distância entre-eixos – 2400 mm; Largura – 1540 mm; Altura – 1500 mm; Aceleração de 0 a 100 – 23,1 Segundos; Velocidade máxima – 125 km/h; Consumo: Cidade 6 km/l – Estrada 10 km/l; Autonomia: Cidade 246 km – Estrada 410 km; Porta malas – 141 Litros; Carga útil – Não informado; Tanque de combustível – 41 Litros.
Imagens lartbr.com.br
Motor Tudo somos todos um só, o maior e melhor conteúdo de carros clássicos e carros japoneses do Brasil. Notícias, Fichas Técnica, fotos e novidades do mercado.